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Participantes do bullying, criatividade e inteligĂȘncia
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.advisor | GarcĂȘs, Soraia Fernandes | |
dc.contributor.author | Neves, Nair Vieira | |
dc.date.accessioned | 2016-02-18T14:40:42Z | |
dc.date.available | 2016-03-19T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2015-07 | |
dc.description.abstract | O bullying Ă© considerado um tipo especĂfico de agressĂŁo entre pares que Ă© praticado em contexto escolar. Esta problemĂĄtica nĂŁo Ă© recente neste meio, contudo atualmente tem havido uma maior consciencialização por parte da sociedade e de toda a comunidade envolvente, devido Ă elevada proporção que este fenĂłmeno estĂĄ a atingir. Assim instaurou-se uma gradual preocupação de modo a minimizar esta situação que ganha cada vez mais prevalĂȘncia nas escolas. O presente estudo tem por objetivo analisar o fenĂłmeno do bullying, nomeadamente a identificação dos seus participantes, por meio da construção e validação de um questionĂĄrio para este efeito. Objetiva-se tambĂ©m correlacionar o mesmo com a criatividade e a inteligĂȘncia. A amostra Ă© constituĂda por 561 alunos de duas escolas do 2Âș e 3Âș ciclos da RegiĂŁo AutĂłnoma da Madeira (RAM), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. A validação do instrumento demonstrou um valor de fiabilidade de .85 e a anĂĄlise fatorial exploratĂłria mostrou a existĂȘncia de trĂȘs fatores, nomeados de agressor, vĂtima e testemunha. A fiabilidade destes variou entre .71 e .84. A correlação de Spearman revelou a existĂȘncia de uma relação significativa entre todos os fatores do instrumento, assim como entre o agressor e a inteligĂȘncia. Contudo, nĂŁo revelou nenhuma relação entre o bullying e a criatividade. Por outro lado, verificou-se ainda uma relação entre o bullying e a indisciplina. Conclui-se que o instrumento apresenta fiabilidade e validade adequadas e possibilita encontrar um perfil do participante do fenĂłmeno do bullying. Sugere-se a continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros nĂveis e estabelecimentos de ensino. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201120631 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Bullying | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | InteligĂȘncia | pt_PT |
dc.subject | ViolĂȘncia escolar | pt_PT |
dc.subject | Participantes | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.title | Participantes do bullying, criatividade e inteligĂȘncia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |