Repository logo
 
Publication

Participantes do bullying, criatividade e inteligência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorNeves, Nair Vieira
dc.date.accessioned2016-02-18T14:40:42Z
dc.date.available2016-03-19T01:30:10Z
dc.date.issued2015-07
dc.description.abstractO bullying é considerado um tipo específico de agressão entre pares que é praticado em contexto escolar. Esta problemática não é recente neste meio, contudo atualmente tem havido uma maior consciencialização por parte da sociedade e de toda a comunidade envolvente, devido à elevada proporção que este fenómeno está a atingir. Assim instaurou-se uma gradual preocupação de modo a minimizar esta situação que ganha cada vez mais prevalência nas escolas. O presente estudo tem por objetivo analisar o fenómeno do bullying, nomeadamente a identificação dos seus participantes, por meio da construção e validação de um questionário para este efeito. Objetiva-se também correlacionar o mesmo com a criatividade e a inteligência. A amostra é constituída por 561 alunos de duas escolas do 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (RAM), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. A validação do instrumento demonstrou um valor de fiabilidade de .85 e a análise fatorial exploratória mostrou a existência de três fatores, nomeados de agressor, vítima e testemunha. A fiabilidade destes variou entre .71 e .84. A correlação de Spearman revelou a existência de uma relação significativa entre todos os fatores do instrumento, assim como entre o agressor e a inteligência. Contudo, não revelou nenhuma relação entre o bullying e a criatividade. Por outro lado, verificou-se ainda uma relação entre o bullying e a indisciplina. Conclui-se que o instrumento apresenta fiabilidade e validade adequadas e possibilita encontrar um perfil do participante do fenómeno do bullying. Sugere-se a continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros níveis e estabelecimentos de ensino.pt_PT
dc.identifier.tid201120631
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1060
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.subjectViolência escolarpt_PT
dc.subjectParticipantespt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleParticipantes do bullying, criatividade e inteligênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoNairNeves.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: