Browsing by Issue Date, starting with "2015-07"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Morfologia, performance e fatores contextuais do nadador salvador infanto-juvenil madeirensePublication . Xíxaro, Rubina Leocádia da Gama; Freitas, Duarte Luís de; Gouveia, Élvio Rúbio QuintalO objetivo central do presente estudo foi triplo: (1) reunir a bibliografia existente sobre o nadador infanto-juvenil; (2) avaliar a estrutura, a composição corporal e a aptidão física geral e específica do nadador infanto-juvenil madeirense e (3) investigar as relações entre o crescimento físico humano, a aptidão física e as variáveis contextuais. A amostra incluiu 97 nadadores, 46 do sexo masculino e 51 do sexo feminino, 11-16 anos, que integravam 4 clubes de Natação Pura Desportiva da Região Autónoma da Madeira. A altura, o peso corporal, a envergadura, os diâmetros ósseos, os comprimentos e larguras, os perímetros musculares e as pregas de adiposidade subcutânea foram medidos. A aptidão física geral e específica, a atividade física, o estatuto socioeconómico (ESE) e a prática desportiva foram quantificados. O teste t, o teste de Mann-Whitney U, o teste para a diferença entre duas proporções independentes e a análise de regressão múltipla foram utilizados na análise estatística dos dados. Os nadadores apresentaram valores médios mais elevados do que as nadadoras na altura, peso corporal, envergadura, comprimento e/ou largura dos segmentos e na quase totalidade dos diâmetros ósseos e perímetros musculares. As nadadoras apresentaram valores médios mais elevados do que os nadadores nas pregas de adiposidade subcutânea. Os nadadores apresentaram mais massa isenta de gordura do que as nadadoras. O tipo físico do nadador foi mesomorfo equilibrado (3,2-4,6-3,1) e o da nadadora endo-mesomorfo (4,3-3,5-2,9). Os nadadores apresentaram desempenhos mais elevados na quase totalidade dos testes motores. As nadadoras foram mais proficientes no ‘sit and reach’. As nadadoras, 14-16 anos, apresentaram valores médios mais elevados no peso corporal, envergadura, diâmetro biacromial, percentagem de gordura, batimento em placas, ‘sit ups’, anos de prática formal e total de horas de treino semanal, comparativamente aos 11-13 anos. As nadadoras foram, também, mais altas e pesadas, aos 11-13 anos, do que as não-atletas. A idade, o rácio envergadura/altura, a percentagem de gordura corporal, o ‘sit and reach’, o salto em comprimento sem corrida preparatória, os ‘sit ups’, o ‘shuttle run’, a corrida de 12 minutos, o índice dos tempos livres e o total de competições nacionais por época desportiva explicaram 75,9% da variância no teste de nado de 12 minutos. Os resultados demonstraram um diferencial morfofuncional em função do sexo, idade e população de estudo. Os preditores do teste de nado de 12 minutos foram os indicadores de crescimento físico humano, a aptidão física e as variáveis contextuais.
- Participantes do bullying, criatividade e inteligênciaPublication . Neves, Nair Vieira; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesO bullying é considerado um tipo específico de agressão entre pares que é praticado em contexto escolar. Esta problemática não é recente neste meio, contudo atualmente tem havido uma maior consciencialização por parte da sociedade e de toda a comunidade envolvente, devido à elevada proporção que este fenómeno está a atingir. Assim instaurou-se uma gradual preocupação de modo a minimizar esta situação que ganha cada vez mais prevalência nas escolas. O presente estudo tem por objetivo analisar o fenómeno do bullying, nomeadamente a identificação dos seus participantes, por meio da construção e validação de um questionário para este efeito. Objetiva-se também correlacionar o mesmo com a criatividade e a inteligência. A amostra é constituída por 561 alunos de duas escolas do 2º e 3º ciclos da Região Autónoma da Madeira (RAM), com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. A validação do instrumento demonstrou um valor de fiabilidade de .85 e a análise fatorial exploratória mostrou a existência de três fatores, nomeados de agressor, vítima e testemunha. A fiabilidade destes variou entre .71 e .84. A correlação de Spearman revelou a existência de uma relação significativa entre todos os fatores do instrumento, assim como entre o agressor e a inteligência. Contudo, não revelou nenhuma relação entre o bullying e a criatividade. Por outro lado, verificou-se ainda uma relação entre o bullying e a indisciplina. Conclui-se que o instrumento apresenta fiabilidade e validade adequadas e possibilita encontrar um perfil do participante do fenómeno do bullying. Sugere-se a continuação deste estudo, possivelmente numa perspetiva longitudinal e albergando outros níveis e estabelecimentos de ensino.
- Representações do feminino na contística de Maria Aurora Carvalho HomemPublication . Lopes, Carla Fernanda Martins Costelha; Moniz, Ana Isabel Ferreira da Silva; Coelho, Leonor da Fonseca MartinsNa contística de Maria Aurora Carvalho Homem, A Santa do Calhau (1992), Para Ouvir Albinoni (1995; 2003) e Leila (2005), impõe-se com naturalidade uma constante temática centrada nas experiências quotidianas do feminino. Considerando a relevância do contributo da literatura para a compreensão da condição da mulher e do seu papel na sociedade, procuramos explorar as representações do feminino na produção ficcional da autora. No conjunto dos contos, deparamo-nos com figurações de mulheres subjugadas à hegemonia masculina, de transgressoras e de mulheres emancipadas. As personagens, embora entidades ficcionais, testemunham o rumo trilhado pela mulher no encalce da autoconstrução de uma renovada identidade feminina, constituindo-se a escrita como meio de reflexão sobre o mundo.
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gomes, Cláudia Freitas; Kotecki, Ana Maria França Freitas KotO presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de mestre e representa a etapa final do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Constitui a descrição da prática pedagógica realizada nas valências de Educação Pré-Escolar, numa sala do Infantário O Carrocel, com crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade, e 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizada numa turma de 2.º ano na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar dos Ilhéus com alunos com idades compreendidas entre os sete e os oito anos de idade. Faço referência ao projeto de investigação-ação realizado em Educação PréEscolar, às atividades de intervenção propostas para a resolução do problema detetado e reflito sobre o mesmo e sobre as reações das crianças face aos momentos de intervenção. No estágio do 1.º Ciclo do Ensino Básico desenvolvi o Projeto de Expressões, no qual realizei uma articulação com as várias disciplinas e com outras turmas finalizando num espetáculo conjunto entre elas. Descrevo as atividades onde envolvi as famílias e as comunidade educativas de cada instituição de modo a criar um ambiente de partilha, participação e interesse pelo trabalho das crianças. Em todo o estágio tive como objetivo desenvolver atividades diversas, interessantes e significativas para as crianças, de forma articulada com os seus conhecimentos e incentivei à partilha e debate dos mesmos. Findo com uma ponderação final relativa às duas valências, fazendo referência aos projetos realizados, ao estágio realizado e à construção do relatório, elementos essenciais ao desenvolvimento profissional e pessoal do docente.
- PEGylated polyethyleneimine-entrapped gold nanoparticles for enhanced and targeted gene delivery applicationsPublication . Zhao, Yan; Shi, Xiangyang; Tomás, Maria Helena Pires GasparGene therapy, which involves the transfer of nucleic acid into target cells in patients, has become one of the most important and widely explored strategies to treat a variety of diseases, such as cancer, infectious diseases and genetic disorders. Relative to viral vectors that have high immunogenicity, toxicity and oncogenicity, non-viral vectors have gained a lot of interest in recent years. This is largely due to their ability to mimic viral vector features including the capacity to overcome extra- and intra-cellular barriers and to enhance transfection efficiency. Polyethyleneimine (PEI) has been extensively investigated as a non-viral vector. This cationic polymer, which is able to compact nucleic acid through electrostatic interactions and to transport it across the negatively charged cell membranes, has been shown to effectively transfect nucleic acid into different cell lines. Moreover, entrapment of gold nanoparticles (Au NPs) into such an amine-terminated polymer template has been shown to significantly enhance gene transfection efficiency. In this work, a novel non-viral nucleic acid vector system for enhanced and targeted nucleic acid delivery applications was developed. The system was based on the functionalization of PEI with folic acid (FA; for targeted delivery to cancer cells overexpressing FA receptors on their surface) using polyethylene glycol (PEG) as a linker molecule. This was followed by the preparation of PEI-entrapped Au NPs (Au PENPs; for enhancement of transfection efficiency). In the synthesis process, the primary amines of PEI were first partially modified with fluorescein isothiocyanate (FI) using a molar ratio of 1:7. The formed PEI-FI conjugate was then further modified with either PEG or PEGylated FA using a molar ratio of 1:1. This process was finally followed by entrapment of Au NPs into the modified polymers. The resulting conjugates and Au PENPs were characterized by several techniques, namely Nuclear Magnetic Resonance, Dynamic Light Scattering and Ultraviolet-Visible Spectroscopy, to assess their physicochemical properties. In the cell biology studies, the synthesized conjugates and their respective Au PENPs were shown to be non-toxic towards A2780 human ovarian carcinoma cells. The role of these materials as gene delivery agents was lastly evaluated. In the gene delivery studies, the A2780 cells were successfully transfected with plasmid DNA using the different vector systems. However, FA-modification and Au NPs entrapment were not determinant factors for improved transfection efficiency. In the gene silencing studies, on the other hand, the Au PENPs were shown to effectively deliver small interfering RNA, thereby reducing the expression of the B-cell lymphoma 2 protein. Based on these results, we can say that the systems synthesized in this work show potential for enhanced and targeted gene therapy applications.
- Relatório de estágio: uma experiência de gestão do desporto na Associação de Basquetebol da MadeiraPublication . Ferreira, Mário Gabriel Guedes; Soares, Jorge Alexandre PereiraEstamos perante um mundo laboral em constante mutação, mais exigente e selecionador e a realidade desportiva não é exceção. Neste contexto, é indispensável ao profissional de desporto a obtenção de conhecimentos multidisciplinares e de relacionamento interpessoal, imperativos ao nível do desenvolvimento sustentável e continuado das organizações desportivas. Assim, para intervir no mundo do desporto, é necessário deter conhecimentos e competências específicas, que permitam, uma adequada intervenção nas mais diversas situações. Desta forma, surgiu a necessidade e motivação para a realização de um Estágio. Este foi efetivado na Associação de Basquetebol da Madeira, doravante designada (ABM), com a duração de 420 horas que decorreu no período de 1 de novembro de 2013 a 4 de julho 2014. A principal área de intervenção foi o planeamento e organização de eventos desportivos, sob a égide da associação. Tivemos igualmente oportunidade de intervir nas áreas do marketing, da pedagogia e da gestão de recursos. O estágio proporcionou-nos ainda a realização de um estudo, com o desígnio de identificar as possíveis causas e fatores do decréscimo do número de praticantes da modalidade, verificado nas últimas épocas desportivas, recorrendo a uma metodologia de análise qualitativa. Esta consistiu em entrevistar quinze dirigentes com responsabilidades técnicas e diretivas no basquetebol da Madeira e na Federação Portuguesa de Basquetebol. As principais conclusões deste estudo apontou para: (i) a redução sistemática dos apoios públicos, que dificultou e muito o normal funcionamento, quer dos clubes, como das Associações, (ii) uma atitude passiva dos clubes no sentido de adotarem estratégias tendencialmente autossustentáveis. As medidas mais referidas para melhorar a modalidade, visam uma melhor e mais exigente formação de técnicos e dirigentes. Relativamente às perspetivas futuras sobre a modalidade a médio prazo, os resultados são díspares: (i) indicam o risco da falta de clubes suficientes para haver competição, (ii) outros perspetivam que será uma modalidade com um crescimento sustentado.
- A criatividade no Ensino Básico: construção de uma prova para avaliação do pensamento divergentePublication . Pita, Fábio André Pereira; Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias; Garcês, Soraia FernandesA criatividade e o seu conceito são alvo da comunidade científica por representarem interesse uma vez que trata-se de um tema complexo que traz alguma discórdia quanto à sua definição. Guilford revolucionou os estudos da criatividade e introduziu o conceito de Pensamento Divergente (PD) que consiste em encontrar o maior número de soluções para um problema. O objetivo da investigação consiste na construção, aferição e validação de uma prova de avaliação do pensamento divergente à população portuguesa. Neste estudo participaram 561 sujeitos, do 3º ciclo do Ensino Básico, sendo 50.4% do sexo masculino e 49.6% do sexo feminino. A prova é composta por três questões e avalia a Fluência, a Flexibilidade, a Originalidade e a Elaboração. O alpha de Cronbach do conjunto Fluência e Flexibilidade foi de 0.91. A fiabilidade da Originalidade e Elaboração fez-se por meio de acordo interobservadores. Utilizou-se ainda as variáveis inteligência e rendimento escolar para observar a validade do instrumento. Verificou-se uma associação positiva e significativa entre: a Inteligência Geral e a Fluência, Flexibilidade e Originalidade; a Perceção dos Professores acerca da Criatividade dos alunos e a Fluência, Flexibilidade e Originalidade, indicando que os professores identificam os alunos com mais capacidades de PD; a Perceção dos Professores acerca da Criatividade dos alunos e o Rendimento Escolar, ou seja, os alunos percecionados como mais criativos são os que obtêm melhores notas. Verificou-se também uma diferença de género para a Fluência e a Elaboração sendo que o género feminino apresenta uma média superior; verificou-se diferenças significativas entre a Escolaridade e a Fluência, Flexibilidade e Elaboração onde os 9º anos apresentam médias superiores em comparação aos 7º e 8º anos e aos Cursos de Educação e Formação (CEF). De uma forma geral, a Prova de Avaliação do Pensamento Divergente (PAPD) apresenta resultados estatisticamente significativos mas devem de ser feitos novos estudos de forma a os confirmar.
- Cultura escolar e cultura popular: perspectivas de inovação pedagógicaPublication . Dourado, Manoel Augusto Miranda; Fino, Carlos Manuel Nogueira; Dourado, Emanuela O. C.
- Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativoPublication . Nóbrega, Marisa Carina Alves; Franco, Maria da Glória Salazar d´Eça CostaA presente investigação está inserida nos estudos que procuram compreender quais os fatores que influenciam a Inteligência Emocional (IE) e a capacidade de Resolução de Problemas Sociais na adolescência, sobretudo em contexto escolar, bem como na relação que se pode estabelecer entre estas competências. Neste sentido, a investigação desenvolveu-se com os objetivos de responder a questões associadas à relação entre a Inteligência Emocional percebida, as habilidades de Inteligência Emocional e as habilidades de resolução de problemas sociais, e à influência das variáveis género, idade, sucesso académico, retenção escolar e tipo de ensino. A amostra é constituída por 83 adolescentes de ambos os géneros, feminino e masculino, a frequentar o 2º e o 3º ciclo do Ensino Básico, e com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Para tal utilizou-se a metodologia quantitativa, adotando a natureza de estudo exploratório. Os instrumentos utilizados foram: 1) Questionário Sócio-Demográfico e Educativo, 2) Emotional quotient inventory (EQ-i: YV de Bar-On, adaptado por Candeias & Rebocho, 2007), 3) Multifactor Emotional Intelligence Scale (MEIS, Mayer et al.,1999, adaptado por Franco, 2003) e 4) Prova Cognitiva de Inteligência Social (PCIS, Candeias, 2006). Relativamente aos resultados obtidos, em relação à variável género verifica-se que existe alguma variabilidade, enquanto a variável idade favorece o grupo dos pré-adolescentes, ao contrário daquilo que era esperado. Verifica-se igualmente que existem algumas correlações positivas significativas com o sucesso académico, com a retenção escolar e com o tipo de ensino. Os resultados obtidos também permitem verificar que existem correlações positivas significativas entre algumas escalas da Inteligência Emocional percebida e de habilidades de Inteligência Emocional, e algumas escalas do teste de Resolução de Problemas Sociais, permitindo igualmente verificar que a Inteligência Emocional é considerada um preditor do Índice de Resolução de Problemas (IRP).
- Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Sofia Laura Ornelas da; Pereira, Maria Gorete Gonçalves RochaO presente relatório de estágio visa a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e reúne os pressupostos teóricos e metodológicos que suportaram a intervenção pedagógica desenvolvida em contexto de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar, na Escola Básica da Achada, situada no concelho do Funchal. Estruturalmente dispõe de duas partes: enquadramento teórico e metodológico e intervenção pedagógica que, embora diferentes, complementam-se. Confere especial destaque aos desafios que advêm da implementação do currículo que, ainda na atualidade, é tido como oficial e único, evidenciando-se, por exemplo, as fragilidades da articulação entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Contempla o processo de construção da identidade e profissionalidade docentes, bem como a metodologia de investigação-ação, enquanto proposta de construção do conhecimento profissional docente e consequente reflexividade. Integra ainda as estratégias do processo de Ensino-Aprendizagem que têm por base as experiências, motivações e conhecimentos prévios das crianças, com vista à efetivação de aprendizagens significativas. A parte referente à intervenção pedagógica espelha o desenvolvimento da ação nas duas valências. Contextualiza-se a instituição escolar, os ambientes e recursos educativos, bem como as atividades desenvolvidas. Reflete-se ainda acerca da pertinência das intervenções realizadas com a comunidade educativa. Por fim, procede-se às considerações finais que evidenciam a importância da adoção de uma atitude reflexiva para a profissão docente, salientando-se os aspetos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional durante a intervenção pedagógica.