Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.68 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A criatividade e o seu conceito são alvo da comunidade científica por representarem interesse
uma vez que trata-se de um tema complexo que traz alguma discórdia quanto à sua definição. Guilford
revolucionou os estudos da criatividade e introduziu o conceito de Pensamento Divergente (PD) que
consiste em encontrar o maior número de soluções para um problema. O objetivo da investigação consiste
na construção, aferição e validação de uma prova de avaliação do pensamento divergente à população
portuguesa. Neste estudo participaram 561 sujeitos, do 3º ciclo do Ensino Básico, sendo 50.4% do sexo
masculino e 49.6% do sexo feminino. A prova é composta por três questões e avalia a Fluência, a
Flexibilidade, a Originalidade e a Elaboração. O alpha de Cronbach do conjunto Fluência e Flexibilidade
foi de 0.91. A fiabilidade da Originalidade e Elaboração fez-se por meio de acordo interobservadores.
Utilizou-se ainda as variáveis inteligência e rendimento escolar para observar a validade do instrumento.
Verificou-se uma associação positiva e significativa entre: a Inteligência Geral e a Fluência, Flexibilidade
e Originalidade; a Perceção dos Professores acerca da Criatividade dos alunos e a Fluência, Flexibilidade
e Originalidade, indicando que os professores identificam os alunos com mais capacidades de PD; a
Perceção dos Professores acerca da Criatividade dos alunos e o Rendimento Escolar, ou seja, os alunos
percecionados como mais criativos são os que obtêm melhores notas. Verificou-se também uma diferença
de género para a Fluência e a Elaboração sendo que o género feminino apresenta uma média superior;
verificou-se diferenças significativas entre a Escolaridade e a Fluência, Flexibilidade e Elaboração onde
os 9º anos apresentam médias superiores em comparação aos 7º e 8º anos e aos Cursos de Educação e
Formação (CEF). De uma forma geral, a Prova de Avaliação do Pensamento Divergente (PAPD)
apresenta resultados estatisticamente significativos mas devem de ser feitos novos estudos de forma a os
confirmar.
Description
Keywords
Criatividade Ensino Básico Inteligência Pensamento divergente Prova de avaliação Rendimento escolar Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades