Repository logo
 
Publication

O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativa

dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.contributor.authorXavier, Joana O.
dc.contributor.authorBorges, Africa
dc.contributor.authorRodríguez-Dorta, Manuela
dc.contributor.authorRodríguez-Naveiras, Elena
dc.contributor.authorCadenas, María
dc.contributor.authorAlmeida, Ana T.
dc.contributor.authorMiranda, Cláudia
dc.date.accessioned2022-07-15T11:20:32Z
dc.date.available2022-07-15T11:20:32Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractOs programas psicoeducativos surgem, nas mais diversas áreas, como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, verificando-se uma demanda crescente de propostas baseadas na evidência. Na avaliação destes programas assiste-se porém a alguma insatisfação com a metodologia quantitativa, sobretudo, quando não permite perceber profundamente os processos de mudança. O objetivo deste trabalho é ilustrar o contributo da metodologia qualitativa à investigação desenvolvida, através da apresentação de três processos distintos: a) entrevista semiestruturada (construída a partir da abordagem fenomenológica e utilizada como avaliação pré-teste, pós-teste e follow-up num programa de educação parental); b) metodologia observacional (útil para avaliação formativa de programas e análise do processo de mudança de comportamentos ao longo dos programas); e c) Q-set da Resiliência Familiar (método misto, originalmente construído para a avaliação do funcionamento resiliente das famílias em risco psicossocial). Apresentam-se os resultados alcançados em estudos realizados e discute-se a pertinência da sua aplicação no âmbito da avaliação da intervenção psicoeducativa.pt_PT
dc.description.abstractPsychoeducational programmes appear, in several areas, as an opportunity for personal development, and there is a growing demand for evidence-based interventions. Yet, in its evaluation framework has been recognized some dissatisfaction with the quantitative methodology, especially when it does not contribute to deeply understand the processes of change. The objective of this paper is to illustrate the contribution of qualitative methodology to research, presenting three different processes: a) semi-structured interview (it was built considering the phenomenological approach and was used for a pre-test, post-test and follow-up assessment in a parenting educational programme); observational method (useful for training programmes assessment and analysis of the process of behavior change occurred over the programmes); and c) Q-set of family resilience (mixed method, originally built for the evaluation of the resilient functioning of psychosocial risk families). We present the results obtained and we discusses the relevance of its application in the assessment of psychoeducational intervention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A., Xavier, J., Borges, A., Dorta, M., Naveiras, E., Cadenas, M., ... & Miranda, C. (2016). O enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativa. CIAIQ2016, V. 3, 524-533.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4412
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMetodologia qualitativapt_PT
dc.subjectPrograma psicoeducativopt_PT
dc.subjectInstrumentospt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectQualitative methodologypt_PT
dc.subjectPsychoeducational programmept_PT
dc.subjectInstrumentspt_PT
dc.subjectAssessmentpt_PT
dc.subjectEffectivenesspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleO enfoque qualitativo na avaliação de programas psicoeducativos: Aplicações e contributos da metodologia qualitativapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage533pt_PT
oaire.citation.startPage524pt_PT
oaire.citation.title5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameBorges
person.familyNameCadenas
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameAfrica
person.givenNameMaría
person.givenNameAna
person.identifier402222
person.identifier.ciencia-id3B1B-A692-A882
person.identifier.ciencia-id551D-BCD2-87B8
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0001-8267-4401
person.identifier.orcid0000-0002-3286-7093
person.identifier.orcid0000-0003-0036-312X
person.identifier.ridH-6884-2015
person.identifier.ridA-2756-2016
person.identifier.scopus-author-id35932009600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication8c36ab98-934a-4d13-a1ce-8ee15db5d2bf
relation.isAuthorOfPublication1d997720-cc67-4839-9f7b-87de16d6ebca
relation.isAuthorOfPublicationf1e985d6-08f6-4999-8675-42f68fc9f6b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1e985d6-08f6-4999-8675-42f68fc9f6b2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O Enfoque Qualitativo na Avaliação de Programas Psicoeducativos.pdf
Size:
173.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: