Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma escola que se esgotou

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Uma escola que se esgotou.pdf553.79 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O artigo pretende demonstrar a inadequação da escola que temos, nascida no seio da Revolução Industrial, aos tempos que estamos a viver. Partindo da caracterização da modernidade nos planos económico, político, organizacional e pessoal, é patente a conformidade da escola e da “gestão científica” do ensino, através do seu currículo tecnológico, à ambiência fabril da época do seu nascimento. Mas, num quadro de transição paradigmática em que nos encontramos, curiosamente desencadeada ao nível das ciências “duras”, é cada vez mais evidente o desfasamento do saber monolítico e fragmentado que a escola persiste em veicular através do currículo oficial, num ordenamento linear, hierarquizado e territorializado do conhecimento. Dizemos, por isso, que está esgotado o atual modelo de escola num contexto de pós-modernidade.

Description

Keywords

Escola fabril Modernidade Pós-modernidade Complexidade . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Sousa, J. M. (2018). Uma escola que se esgotou. Mátria Digital, (6), 826-829.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

CC License