Repository logo
 
Publication

O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.advisorReis, Maria da Conceição dos
dc.contributor.authorFarias, Wdercleison Ventura de
dc.date.accessioned2022-04-28T14:55:46Z
dc.date.available2022-04-28T14:55:46Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.description.abstractDissertação de mestrado com o tema: o jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica, tendo por objetivo compreender como as práticas educativas com o jogo de xadrez contribuem para uma aprendizagem de matemática fundamentada no desenvolvimento da criticidade e da autonomia dos estudantes para gerar aprendizagem significativa. Foram enfatizadas as categorias Aprendizagem, Xadrez, Matemática e Inovação Pedagógica, através de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando como ferramentas de coletas de dados a observação participante, a análise documental e a aplicação de questionários abertos. As categorias que constituíram as respostas da investigação foram aprendizagem significativa, aprendizagem crítica, aprendizagem autônoma e inovação. Por meio do estudo concluiu-se que, no contexto investigado, o uso do xadrez se constitui como uma prática inovadora de fato, contribuindo positivamente na aprendizagem de matemática e aguçando o raciocínio lógico.pt_PT
dc.description.abstractMaster's dissertation with the theme: the game of chess in mathematics learning and pedagogical innovation, aiming to understand how educational practices with the game of chess contribute to learning mathematics based on the development of criticality and autonomy of students to generate meaningful learning. The categories Learning, Chess, Mathematics and Pedagogical Innovation were emphasized, through a case study with a qualitative approach, using participant observation, document analysis and the application of open questionnaires as data collection tools. The categories that constituted the research responses were significant learning, critical learning, autonomous learning and innovation. Through the study it is concluded that the use of chess constitutes an innovative practice in fact contributing positively to the learning of mathematics, sharpening logical reasoning.pt_PT
dc.identifier.tid203000048pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4240
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectXadrezpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectMathpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação, na área de Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A DISSERTAÇÃO COMPLETA WDERCLEISON.pdf
Size:
4.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format