Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
485.82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação sobre os resultados da aprendizagem resultantes de vários tipos de abordagens pedagógicas nos jogos desportivos coletivos de Invasão (JDC-I) é um assunto ainda em aberto. Contudo, existe hoje, uma forte evidência de que os modelos de ensino que colocam o aluno no centro do processo ensino-aprendizagem, proporcionam experiências ricas e marcantes que, seguramente, têm um impacto positivo no desenvolvimento integral do aluno (Bunker & Thorpe, 1982; Siedentop, Hastie, & Van de Mars, 2004). O Modelo de Educação Desportiva (MED) é um desses casos que, para além de colocar o aluno no centro do processo, pretende valorizar a dimensão humana e cultural do desporto, reconhecendo a importância de um compromisso pedagógico entre a inclusão, competição e aprendizagem. Esta comunicação tem como objetivo apresentar o Modelo de Educação Desportiva e a sua operacionalização numa escola secundária do Funchal.
Description
Keywords
Modelo de educação desportiva Educação física Futebol Educação . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Modelo de educação desportiva: uma abordagem no futebol / H. Andrade... [et al.]. - In: Livro de Atas Seminário Internacional Desporto e Ciência 2018. - Funchal: Universidade da Madeira, 2018. - ISBN 978-989-8805-38-6. - p. 133-139.
Publisher
Universidade da Madeira