Loading...
89 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 89
- Monitoring body composition and physical fitness of elite female basketball players after 16 weeks of in-season trainingPublication . França, Cíntia; França, Ana; Marques, Adilson; Ihle, Andreas; Lopes, Helder; Santos, Francisco; Gouveia, Élvio R.Understanding the physiological changes in players’ profiles during the season is crucial to optimize training prescription according to players’ needs towards a high-level game performance. The purpose of this study was to assess the variation in body composition and physical fitness of elite female basketball players after 16 weeks of in season training. The sample was composed of 13 elite female basketball players aged 19.7 ± 4.3 years (height: 173.7 ± 9.8 cm, body mass: 70.4 ± 11.3 kg). Body composition, static strength, lower-body explosive strength, speed, agility, and aerobic endurance, were assessed initially (T1) and 16 weeks after the regular season (T2). Significant improvements were found between T1 and T2 for the squat jump (t = -2.433, p ≤ 0.05, d = -0.39), the 20 m linear sprint (t = 2.493, p ≤ 0.05, d = 0.87), and the Yo-Yo Intermittent Endurance Test-Level 2 (t = -3.746, p ≤ 0.01, d = - 0.34). Lower-body explosive strength showed a significant contribution to agility and speed. The visceral fat area presented a greater negative correlation with the aerobic and anaerobic capacity. Sports practitioners and coaches should be aware of the importance of monitoring players’ body composition and physical fitness to assess the physiological responses to the training process and to optimize training prescription. Training contents may be adjusted according to the responses recorded to achieve the defined goals. The positive contribution of lower-body explosive strength to speed and agility, emphasizes the need to include in-season strength programs targeted to enhance players’ overall physical fitness.
- A excelência no ensino: o papel do professor na transformação do alunoPublication . Antunes, Hélio; Rodrigues, Ana; Alves, Ricardo; Correia, Ana; Gouveia, Élvio; Lopes, HelderA qualidade do ensino está dependente de uma interação constante entre o pro fessor e o aluno. Inúmeras investigações estudam a excelência no ensino centran do-se no perfil de competências do professor, mas convém salientar que, indepen dentemente das características que lhe sejam reconhecidas, este deverá ter como premissa fundamental da sua atuação, a transformação social do aluno, levando-o a problematizar, pesquisar e refletir permanentemente. Tal como preconizado por Freire (2002), o ato educativo só ganha significado quando o professor caminha lado a lado com o aluno, respeitando a sua autonomia e identidade.
- Problemáticas da educação física IPublication . Lopes, Hélder; Gouveia, Élvio R.; Alves, Ricardo; Correia, Ana L.
- O desporto como factor de desenvolvimento regional, o caso concreto da RAM: as estruturas organizacionaisPublication . Lopes, Helder; Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, JoãoA rendibilização das estruturas organizacionais do desporto pode ser conseguida ou melhorando os processos e estratégias existentes ou reformulando o quadro global em que consideramos estas estruturas. Esta intervenção é sobre esta segunda possibilidade. O custo da manutenção das infra-estruturas para as actividades desportivas tornou-se insustentável para as entidades estatais que os assumem. Houve um tempo em que foi necessário que estas entidades chamassem a si a responsabilidade de criar as condições mínimas para a implementação destas actividades. Havia também a possibilidade de encontrar financiamentos para a construção de instalações. As condições alteraram-se radicalmente e é preciso encontrar novas soluções até para não perdermos as vantagens alcançadas. Da análise das condições existentes julgamos que a solução mais eficiente, considerando taxas de ocupação, as motivações dos desportistas, os custos reais das actividades, os objectivos visados e outros factores intervenientes, está em fazer com que grande parte dos custos possam ser suportados por populações visitantes (turistas), anulando ou reduzindo muito o custo para as populações locais, os reais proprietários das condições contextuais, mesmo que de uma forma delegada nos seus representantes a nível estatal. Com exemplos dos trabalhos realizados mostraremos como é possível operacionalizar uma mudança de fundo.
- As novas tecnologias e a rotura do processo pedagógicoPublication . Lopes, H.; Rodrigues, A.; Gouveia, É.; Vicente, A.; Prudente, J.; Simões, J.; Fernando, C.
- A crise da educação físicaPublication . Simões, Joana; Fernando, Catarina; Barros, Catarina; Aguiar, Igor; Lopes, Helder
- Análise das possibilidades de implementação no mercado do fitness de um produto do âmbito da sistemática das atividades desportivasPublication . Gomes, Osvaldo; Fernando, Catarina; Lopes, HélderO desporto se convenientemente utilizado pode ser uma poderosa ferramenta de transformação do Homem. O Fitness é um mercado em grande crescimento, e utiliza o desporto como principal instrumento de atuação, mas aparentemente não faz uso de todo o seu potencial, pois parece existir uma grande ênfase ao nível das variáveis fisiológicas numa perspetiva de higienização do corpo, quando existe espaço para potencializar, e desenvolver, como em muito poucas áreas, o Homem holistamente, respeitando a sua individualidade, através de processos e produtos personalizados. O nosso trabalho procura alertar para esta realidade, de um desporto com mais virtualidades do que as comumente enunciadas e um mercado (Fitness) com grande potencial para as integrar e utilizar. Pretendemos elaborar uma conjetura que permita resolver o problema enunciado, criando produtos passiveis de se aplicarem no mercado do Fitness, e analisar a recetividade que os mesmos têm junto dos produtores e consumidores e quais os processos de implementação mais adequados e rentáveis.
- A importância da leitura e tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênaltiPublication . Costa, A.; Lopes, H.; Fernando, C.A marcação de pênaltis muitas vezes decide um jogo de futebol. Este estudo interpreta a relação dialética de tempos entre goleiro e batedor, identificando o tempo em que o goleiro percebe a direção que a bola irá tomar em relação ao tempo de ação do batedor. Seis goleiros de futebol atuantes na categoria como sub-17 masculino, divididos em três grupos; Grupo controle(G1), Grupo Intervenção sem orientação (NG2) e Grupo Intervenção com orientação direcionada(G3) e 10 rematadores que se revezaram nos pênaltis, foram intencionalmente selecionados em uma amostra não-probabilística. Através do programa Kinovea 0.8.15 analisámos as variáveis: tempo de reação do goleiro; tempo de leitura do goleiro; tempo de leitura do chute; acerto dos goleiros. O tratamento estatístico realizado foi o cruzamento das variáveis e das repetições através do programa SPSS Statistics versão 20. O grupo G3, apresentou diferenças nos testes iniciais e finais em relação ao grupo controle G1 e ao grupo G2 relativamente ao tempo de leitura, tempo disponível para a leitura do remate e acerto dos goleiros. Na tomada de decisão do goleiro em relação ao movimento do rematador, verificou-se um maior aumento percentual, do teste inicial para o teste final, do G3 em relação à categoria pé de apoio ao lado da bola. Este estudo permitiu-nos compreender a importância da leitura e da tomada de decisão do goleiro de futebol na defesa do pênalti e os resultados obtidos no grupo de intervenção (G3) abrem-nos boas perspectivas de aplicação para o treino desta situação.
- Contributos práticos para operacionalização do frisbee na escolaPublication . Teixeira, Joana; Simões, Joana; Nóbrega, Miguel; Gouveia, Sílvia; Lopes, HelderA disciplina de Educação Física é um meio privilegiado para aplicação de novas metodologias e instrumentos que visem o desenvolvimento holístico e integral do aluno, sendo que temos a possibilidade de enriquecer o currículo da disciplina com uma grande diversidade de matérias. Considerando as potencialidades do Frisbee como matéria alternativa nas aulas de Educação Física, nomeadamente ao nível do grau motivacional do aluno, temos por objetivo apresentar algumas propostas de operacionalização desta matéria de ensino, expondo alguns exemplos de organização da aula e exercícios que solicitam comportamentos relevantes. Para tal, apresentaremos três propostas de abordar o Frisbee nas aulas de Educação Física: (1) entrada em ação (10 a 20 minutos da parte inicial da aula); (2) durante uma aula (45 ou 90 minutos); ou (3) aulas politemáticas (juntamente com outras matérias de ensino). As propostas tratam-se de ferramentas didático-pedagógicas para abordar o Frisbee, como matéria alternativa, nas aulas de Educação Física. Cabe a cada professor adaptá-las ao seu contexto escolar e a cada aluno em particular.
- A didática nas atividades de adaptação ao meio - aprender nósPublication . Fernando, Catarina; Vicente, António; Prudente, João; Simões, Joana; Lopes, HelderNum conceito atual de educação onde se pretende o desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo é fundamental que as metodologias utilizadas permitam que a aprendizagem do aluno se centre na capacidade de resolução de problemas e não na reprodução/imitação de técnicas. Nas atividades de adaptação ao meio há uma permanente necessidade do indivíduo se relacionar com o contexto e adaptar-se de modo a dar respostas adequadas, o que faz com que esta problemática ganhe ainda maior enfase. No estudo realizado caraterizámos dois tipos de processos de ensinar nós e aplicámo-los a uma situação concreta analisando os resultados obtidos na capacidade de resolução de problemas. Com base nestes dados relacionámos as implicações destes processos na formação do indivíduo e as vantagens e desvantagens de cada um deles.