Repository logo
 
Publication

Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito

dc.contributor.authorLourenço, Maria Luz
dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.date.accessioned2020-11-06T13:55:21Z
dc.date.available2020-11-06T13:55:21Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo procura contribuir para um maior conhecimento das caraterísticas associadas ao desempenho académico excelente através da caraterização de um grupo de alunos do ensino superior, que concluiu a licenciatura com média igual/superior a 13,5 valores. Participaram 40 alunos (22 homens e 18 mulheres), com idades entre 21 e 47 anos, de uma universidade pública portuguesa, de cursos de 3 áreas do conhecimento (Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e Sociais; Ciências Económicas e Tecnologias). Aplicaram-se as Matrizes Progressivas de Raven, o Inventário de Personalidade NEO PI-R e o Inventário de Caraterísticas Psicológicas Associadas ao Desempenho Académico. Os resultados revelamse, para os alunos com rendimento académico mais elevado, na generalidade, mais elevados, em termos de inteligência geral, nos níveis de Conscienciosidade e Abertura à experiência, e nas dimensões Cognitivo-criativa, Motivação e Estratégias de aprendizagem, Persistência, Interação Social e Interesse Cultural. Estes dados são discutidos e apontam-se linhas para estudos futuros.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to contribute to a better knowledge of the characteristics associated to excellent academic performance through the characterization of a group of higher education students, who completed a degree with an average classification of 13,5 values. A sample of 40 students (22 men and 18 women), aged between 21 and 47 years old, with a degree in one of three areas of knowledge (Arts and Humanities, Health Sciences and Social Sciences, Economics and Technology) completed in a Portuguese public university participated in this study. Raven´s Progressive Matrices, NEO PI-R Personality Inventory and the Inventory of Psychological Characteristics Associated with Academic Performance were applied. The results show, for students with higher academic achievement, generally higher levels of general intelligence, Conscientiousness, Openness to experience, Cognitive-Creative, Motivation and Learning strategies, Persistence, Social Interaction and Cultural Interest. These results are discussed and lines are drawn for future studies.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLourenço, M. L.; Antunes, A. P. (2017). Rendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de mérito. Talincrea, nº 4 (1), pp. 15-28.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2960
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajarapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMérito académicopt_PT
dc.subjectCaraterísticas psicológicaspt_PT
dc.subjectTraços de personalidadept_PT
dc.subjectInteligência geralpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAcademic meritpt_PT
dc.subjectPsychological characteristicspt_PT
dc.subjectPersonality traitspt_PT
dc.subjectGeneral intelligencept_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleRendimento académico elevado no ensino superior: estudo de caraterização dos alunos de méritopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMéxicopt_PT
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.startPage15pt_PT
oaire.citation.titleTalincreapt_PT
oaire.citation.volume4(1)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.givenNameAna
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Rendimento académico elevado no ensino superiorAnaAntunes.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format