dc.contributor.author | Silva, David da | |
dc.contributor.author | Silva, Luís | |
dc.contributor.author | Simões, Joana | |
dc.contributor.author | Nóbrega, Miguel | |
dc.contributor.author | Lopes, Helder | |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T12:11:04Z | |
dc.date.available | 2017-11-27T12:11:04Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O profissional de Educação Física e Desporto tem à sua disposição inúmeros jogos, exercícios e metodologias para construir o seu processo pedagógico. Um dos desafios colocados ao professor situa-se na sua capacidade de selecionar e manipular os instrumentos e o conhecimento que está à sua disposição para construir uma intervenção pedagógica coerente e eficaz. O Programa Nacional de Educação preconiza a utilização dos Jogos Desportivos Coletivos ao longo de toda a escolaridade. O estudo foca a matéria de Voleibol, a segunda mais lecionada na Região Autónoma da Madeira (Fernandes, 2007). Diferentes abordagens existem e são aplicadas, algumas mais recentes, como é o caso do Smashball, têm surgido e pretendem conseguir responder a certas lacunas existentes noutros jogos. Após a realização dum primeiro estudo sobre o tema do Smashball (Silva, Silva, Simões, Nóbrega & Lopes, 2016) no qual foi possível verificar algumas das suas potencialidades ao nível do empenhamento motor dos alunos, este trabalho tem como principal objetivo verificar diferenças ao nível da frequência de ataques e do nível de estado de prontidão dos alunos entre uma situação de Smashball e de Minivolei. O grupo de participantes foi composto por 16 alunos do 11º ano de uma escola Secundária da Região Autónoma da Madeira. Foram realizadas filmagens que foram analisadas a posteriori utilizando fichas de registos criadas para o efeito. Constatou-se um aumento da frequência média de ataques, assim como um maior nível do estado de prontidão dos alunos quando colocados numa situação de Smashball em relação a quando estão numa situação de Minivolei. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8805-10-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1702 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.subject | Voleibol | pt_PT |
dc.subject | Smashball | pt_PT |
dc.subject | Mini-voleibol | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | O voleibol nas aulas de educação física: o jogo do “Smashball” | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 196 | pt_PT |
oaire.citation.title | Problemáticas da educação física II | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Helder | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1388-9473 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O Voleibol nas aulas de Educação FísicaHelderLopes.pdf
- Size:
- 134.13 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: