Repository logo
 
Publication

Pedagogia universitária: a reflexão como condição de ensino

dc.contributor.authorGóis, Liliana Maria Gonçalves Rodrigues de
dc.date.accessioned2024-07-25T10:35:50Z
dc.date.available2024-07-25T10:35:50Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste trabalho, de revisão bibliográfica, pretende ser uma reflexão sobre a missão do professor universitário numa lógica que ultrapassa o ensino, a pesquisa e a extensão, mas que não pode compreender a sua primeira missão sem essas três dimensões. Refiro-me à reflexão. Reflexão como fundamento ato de liberdade que se aprende pelo exemplo, ato que é fundamentado na investigação e que se partilha para lá dos nossos muros intelectuais. Neste sentido, este texto é essencialmente uma análise à visão do professor universitário como intelectual e cientista, mas também como homem de ação. Ou seja, é meu objetivo fixar a reflexão na formação filosófica, que é também científica e pedagógica, dos professores universitários, admitindo-se, à partida, que educar e supervisionar são atos filosóficos. Mais: que a educação não é um terreno recortado na geografia das disciplinas. Neste sentido a pergunta aparece: quais os fins da educação? O espírito dos homens não lhes é dado como é preciso e deve ser reformado. É este um dos trabalhos da supervisão pedagógica: mostrar que o espírito é possível. A procura assenta no rompimento com o ponto de vista natural. Por isso, assenta aqui o método hermenêutico, acima dele, o uso da maiêutica tanto como método como fim. Os resultados e conclusões deste trabalho dependerão, exclusivamente, da apropriação que o leitor faça deste texto.pt_PT
dc.description.abstractThis work intends to be a reflection on the university professor’s mission in a logic that goes beyond teaching, research and extension, but which cannot understand his first mission without these three dimensions. I mean reflection. Reflection as a foundation act of freedom that is learned by example, an act that is based on research and that is shared beyond our intellectual walls. In this sense, this text is essentially an analysis of the view of the university professor as an intellectual and scientist, but also as a man of action. In other words, it is my objective to fix the reflection on the philosophical formation, which is also scientific and pedagogical, of university professors, admitting, from the outset, that educating and supervising are philosophical acts. More: that education is not a cut-off terrain in the geography of disciplines. In this sense, the question appears: what are the purposes of education? The minds of men are not given to them as they need and must be reformed. This is one of the jobs of pedagogical supervision: to show that spirit is possible. The search is based on breaking with the natural point of view. Therefore, the hermeneutic method is based here, above it, the use of maieutic both as a method and as an end. The results and conclusions of this work will depend exclusively on the appropriation that the reader makes of this text.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.46898/rfb.e4b42c0a-1860-4628-a704-68fe836fdd34pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/5762
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRFB Editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFilosofiapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectUniversidadept_PT
dc.subjectCiênciapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectPhilosophypt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectUniversitypt_PT
dc.subjectSciencept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePedagogia universitária: a reflexão como condição de ensinopt_PT
dc.title.alternativeUniversity pedagogy: reflection as a teaching conditionpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBelém (Brasil)pt_PT
oaire.citation.endPage238pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titlePesquisas em temas de ciências da educação, V. 11pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameLiliana
person.identifier.ciencia-id0513-E9C4-FE47
person.identifier.orcid0000-0002-8388-3042
person.identifier.ridA-9637-2014
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3b46e971-61c6-4b0d-a6bd-33c6cbbf12a4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Pedagogia Universitária - a reflexão como condição de ensino.pdf
Size:
696.94 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: