Repository logo
 
Publication

Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundária

dc.contributor.authorLima, Jorge Ávila de
dc.contributor.authorSilva, Sofia Micaela
dc.date.accessioned2022-05-03T08:00:04Z
dc.date.available2022-05-03T08:00:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente artigo debruça-se sobre a relação entre a liderança da escola e os resultados obtidos pelos alunos. A questão de pesquisa central que se procurou esclarecer foi a de saber se e de que modo aquela liderança tem impacto na aprendizagem escolar dos estudantes. Para esclarecer o assunto, foi realizado um estudo de caso único, de cariz qualitativo, numa escola secundária pública portuguesa. Os resultados parecem convergir com vários dos pressupostos dos modelos de práticas de liderança preconizados por Leithwood et al. (2004, 2006) e Day et al. (2009). De acordo com os testemunhos recolhidos, e apesar das limitações evidentes de uma escola localizada num meio rural, os resultados escolares dos alunos pareciam estar, de forma directa e indirecta, associados às práticas de liderança desenvolvidas pelo director.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on the relationship between school leadership and student attainment. The main research question that the study sought to answer was: does school leadership have an impact on students’ academic learning and, in affirmative case, how does this impact take place? To clarify this issue, we conducted a qualitative case study of a public Portuguese secondary school. The results seem to converge with various assumptions of Leithwood et al’s (2004, 2006) and Day et al’s (2009) leadership practice models. Accord ing to participants’ testimonies, and in spite of the obvious limitations of a school located in a rural context, students’ school results seemed to be, both directly and indirectly, associated with the leadership practices developed by the school directorpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, S. M., & Lima, J. Ávila de. (2011). Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundária. Revista Portuguesa de Pedagogia, (45-1), pp. 111-142. https://doi.org/10.14195/1647-8614_45-1_7pt_PT
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_45-1_7pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4247
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectLiderança escolarpt_PT
dc.subjectLiderança pedagógicapt_PT
dc.subjectLiderança centrada na aprendizagempt_PT
dc.subjectSchool leadershippt_PT
dc.subjectPedagogical leadershippt_PT
dc.subjectLearning-centered leadershippt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleLiderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundáriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapt_PT
oaire.citation.volume45pt_PT
person.familyNameCastro Silva
person.givenNameSofia Micaela
person.identifier.ciencia-id8115-DF40-D540
person.identifier.orcid0000-0002-4649-307X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab9769d-2ba2-4b3d-af12-c473e22abf6f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Liderança da escola e aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso numa escola secundária.pdf
Size:
243.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format