Publication
Atividades investigativas na sala de aula: mudar metodologias
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Dias, Ana Paula Nunes de Sousa Jardim | |
dc.date.accessioned | 2014-03-21T14:40:00Z | |
dc.date.available | 2014-03-21T14:40:00Z | |
dc.date.issued | 2014-03-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho surgiu da necessidade de compreender de que modo a inclusão de atividades de natureza investigativa (atividades de investigação ou atividades exploratórias) contribui para a aprendizagem matemática de alunos do secundário. Com este propósito foram formuladas as seguintes questões: Como age o aluno perante este tipo de atividade? Que tipo de conhecimentos mobiliza o aluno nestas atividades? e Que benefícios (para o aluno) são alcançados com este tipo de tarefa? O estudo envolveu os alunos de uma turma do décimo ano e três atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo. Estas atividades abrangem duas grandes áreas da Matemática: a geometria e as funções. Tendo em conta que os dados resultantes da aplicação das tarefas eram essencialmente constituídos por pormenores descritivos e de difícil tratamento estatístico, adotei para a sua análise uma abordagem de tipo qualitativo. Embora as atividades aqui apresentadas e desenvolvidas na sala de aula, tenham uma estrutura aberta, o seu grau de complexidade não é muito elevado, pelo que as considerei atividades de exploração. A última tarefa proposta é no entanto menos estruturada do que as duas primeiras, tendo constatado que nesta última alguns alunos alargaram as suas reflexões, o que lhes permitiu aprofundar a investigação. Os diversos materiais utilizados nas atividades tiveram um papel muito importante no desenvolvimento das mesmas e no surgimento de alguns processos matemáticos. Foi também constatado uma melhoria na autonomia dos alunos, à medida que se sucediam as tarefas e ainda a ocorrência de ligações entre diversos temas da Matemática de uma forma coerente e integrada. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.tid | 201161117 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/564 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Tarefas de exploração | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Benefícios | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Atividades investigativas na sala de aula: mudar metodologias | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |