Publication
Avaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina AC
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Barros, João Dionísio Simões | |
| dc.contributor.author | Correia, Pedro António Abreu | |
| dc.date.accessioned | 2018-06-26T11:06:00Z | |
| dc.date.available | 2018-06-26T11:06:00Z | |
| dc.date.issued | 2018-03-22 | |
| dc.description.abstract | Os veículos elétricos são cada vez mais vistos como uma das soluções para combater a crescente emissão de gases poluentes por parte dos veículos movidos por um motor de combustão interna. Estes caracterizam-se por uma emissão de gases poluentes nula e por um rendimento muito mais elevado podendo chegar aos 90%. Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos é o armazenamento de energia, pois as baterias utilizadas apresentam uma densidade de energia muito menor, relativamente ao combustível utilizado nos veículos de motor a combustão, contudo tem-se feito grandes progressos nessa área. Neste projeto desenvolveu-se um conversor capaz de controlar motores DC e AC. Este foi também criado a pensar no envio de energia das baterias para a rede elétrica e vice-versa, contribuindo assim para uma melhor gestão da rede. Também se pode utilizar juntamente com painéis solares, para armazenar a sua energia nas baterias, ou como inversor solar enviando diretamente para a rede. O controlo dos motores foi executado em malha fechada regulando o binário, através da corrente, ou a velocidade. Para o motor de corrente contínua a topologia usada foi a ponte H, permitindo assim o controlo do motor nos dois sentidos, bem como aplicar travão regenerativo. Para o motor de corrente alternada, utilizou-se um motor síncrono de ímanes permanentes, utilizando para o seu controlo o conversor como inversor trifásico. Fez-se uma análise teórica, criando modelos do conversor, sendo depois feita simulação do seu funcionamento através da ferramenta de simulação MATLAB/Simulink. Verificou-se que o conversor contruído permitia controlar a corrente e velocidade em ambos os motores usados. Utilizou-se um kart para comparar o desempenho dos dois motores, bem como o seu controlo, em testes de aceleração, velocidade e eficiência. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Electrical vehicles are increasingly seen as one of the solutions to battle the increase of CO2 emissions by internal combustion vehicles. These are characterized by zero CO2 emissions and a much higher efficiency, reaching up to 90%. One of the biggest drawbacks of electric vehicles is energy storage. The batteries used have a much lower energy density compared to the fuel used in internal combustion vehicles, however major progress has been made in this area. In this project, we developed a converter capable of controlling both DC and AC electric motors. It was also created to send energy from batteries directly to the grid and vice-versa, contributing for a better grid management. It can also be used together with solar panels to store the harvested energy on batteries, and as a solar inverter, transferring energy directly to the grid. The control was made in a closed loop configuration, regulating parameters such as binário, through the applied current, and speed. An H-bridge topology was used for the DC motor, allowing to be turned both ways, as well as allowing for regenerative braking. The AC motor used was a permanent magnet synchronous motor, which used the converter as a three phase inverter. A theoretical analysis was performed to create the models of the converter. These models were then used to perform simulations using MATLAB/Simulink simulation tool. It was verified that the built converter, allowed for controlling the current and speed in both motors used A go-kart was used to compare the performance of both motors in acceleration, speed and efficiency tests. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201901064 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1982 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Conversor | pt_PT |
| dc.subject | Motor DC | pt_PT |
| dc.subject | Motor AC | pt_PT |
| dc.subject | Transformada Clarke-Park | pt_PT |
| dc.subject | Carro elétrico | pt_PT |
| dc.subject | Converter | pt_PT |
| dc.subject | DC motor | pt_PT |
| dc.subject | AC motor | pt_PT |
| dc.subject | Clarke-Park transformation | pt_PT |
| dc.subject | Electric car | pt_PT |
| dc.subject | Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicações | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia | pt_PT |
| dc.title | Avaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina AC | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicações | pt_PT |
