Repository logo
 
Publication

Avaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina AC

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBarros, João Dionísio Simões
dc.contributor.authorCorreia, Pedro António Abreu
dc.date.accessioned2018-06-26T11:06:00Z
dc.date.available2018-06-26T11:06:00Z
dc.date.issued2018-03-22
dc.description.abstractOs veículos elétricos são cada vez mais vistos como uma das soluções para combater a crescente emissão de gases poluentes por parte dos veículos movidos por um motor de combustão interna. Estes caracterizam-se por uma emissão de gases poluentes nula e por um rendimento muito mais elevado podendo chegar aos 90%. Uma das grandes desvantagens dos veículos elétricos é o armazenamento de energia, pois as baterias utilizadas apresentam uma densidade de energia muito menor, relativamente ao combustível utilizado nos veículos de motor a combustão, contudo tem-se feito grandes progressos nessa área. Neste projeto desenvolveu-se um conversor capaz de controlar motores DC e AC. Este foi também criado a pensar no envio de energia das baterias para a rede elétrica e vice-versa, contribuindo assim para uma melhor gestão da rede. Também se pode utilizar juntamente com painéis solares, para armazenar a sua energia nas baterias, ou como inversor solar enviando diretamente para a rede. O controlo dos motores foi executado em malha fechada regulando o binário, através da corrente, ou a velocidade. Para o motor de corrente contínua a topologia usada foi a ponte H, permitindo assim o controlo do motor nos dois sentidos, bem como aplicar travão regenerativo. Para o motor de corrente alternada, utilizou-se um motor síncrono de ímanes permanentes, utilizando para o seu controlo o conversor como inversor trifásico. Fez-se uma análise teórica, criando modelos do conversor, sendo depois feita simulação do seu funcionamento através da ferramenta de simulação MATLAB/Simulink. Verificou-se que o conversor contruído permitia controlar a corrente e velocidade em ambos os motores usados. Utilizou-se um kart para comparar o desempenho dos dois motores, bem como o seu controlo, em testes de aceleração, velocidade e eficiência.pt_PT
dc.description.abstractElectrical vehicles are increasingly seen as one of the solutions to battle the increase of CO2 emissions by internal combustion vehicles. These are characterized by zero CO2 emissions and a much higher efficiency, reaching up to 90%. One of the biggest drawbacks of electric vehicles is energy storage. The batteries used have a much lower energy density compared to the fuel used in internal combustion vehicles, however major progress has been made in this area. In this project, we developed a converter capable of controlling both DC and AC electric motors. It was also created to send energy from batteries directly to the grid and vice-versa, contributing for a better grid management. It can also be used together with solar panels to store the harvested energy on batteries, and as a solar inverter, transferring energy directly to the grid. The control was made in a closed loop configuration, regulating parameters such as binário, through the applied current, and speed. An H-bridge topology was used for the DC motor, allowing to be turned both ways, as well as allowing for regenerative braking. The AC motor used was a permanent magnet synchronous motor, which used the converter as a three phase inverter. A theoretical analysis was performed to create the models of the converter. These models were then used to perform simulations using MATLAB/Simulink simulation tool. It was verified that the built converter, allowed for controlling the current and speed in both motors used A go-kart was used to compare the performance of both motors in acceleration, speed and efficiency tests.pt_PT
dc.identifier.tid201901064pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1982
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConversorpt_PT
dc.subjectMotor DCpt_PT
dc.subjectMotor ACpt_PT
dc.subjectTransformada Clarke-Parkpt_PT
dc.subjectCarro elétricopt_PT
dc.subjectConverterpt_PT
dc.subjectDC motorpt_PT
dc.subjectAC motorpt_PT
dc.subjectClarke-Park transformationpt_PT
dc.subjectElectric carpt_PT
dc.subjectEngenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAvaliação do desempenho de um carro elétrico com máquina DC e máquina ACpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoPedroCorreia.pdf
Size:
5.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: