Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoDinaFerreira.pdf6.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório tem como finalidade principal elucidar e refletir sobre um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II, III, com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é possível testemunhar as experiências decorrentes da prática, a observação participante e a metodologia de investigação-ação, sendo uma base de todo o meu percurso, uma vez que o docente tem a necessidade de observar, refletir, criticar e investigar sobre a sua prática pedagógica com os alunos. No que compreende à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu como pertinente a formulação da seguinte questão tendo por base a metodologia de investigação-ação: Como incentivar as crianças deste grupo a desenvolver bons hábitos alimentares? O mesmo aconteceu em relação ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde o projeto se desenvolveu em torno da questão de investigação: Que importância têm os materiais didáticos na aprendizagem deste grupo? Neste sentido, desenvolvi uma série de atividades e estratégias, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e construção de uma educação holística.
The purpose of this report is to elucidate and reflect on a set of activities developed in the ambit of Pedagogical Practices I, II, III, with the purpose of obtaining the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this document it is possible to witness the experiences resultant from practice, the participant observation and the action-research methodology, being the basis of my entire path, since the teacher has the need to observe, reflect, criticize and investigate his / her practice with students. Regarding the aspect of Pre-School Education, the following question emerged as pertinent based on the methodology of action research: How to encourage the children of this group to develop good eating habits? The same happened in relation to the 1st Cycle of Basic Education, where the project was developed around the question of investigation: How important are the didactic materials in the learning process of this group? In this sense, I developed a series of activities and strategies, with the objective of providing meaningful and quality learning, contributing to the development and construction of a holistic education.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical practice Action-research Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License