Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.authorFerreira, Dina Lília Bettencourt
dc.date.accessioned2019-02-18T11:56:51Z
dc.date.available2019-02-18T11:56:51Z
dc.date.issued2018-11-22
dc.description.abstractO presente relatório tem como finalidade principal elucidar e refletir sobre um conjunto de atividades desenvolvidas no âmbito das Práticas Pedagógicas I, II, III, com o propósito de obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste documento é possível testemunhar as experiências decorrentes da prática, a observação participante e a metodologia de investigação-ação, sendo uma base de todo o meu percurso, uma vez que o docente tem a necessidade de observar, refletir, criticar e investigar sobre a sua prática pedagógica com os alunos. No que compreende à vertente da Educação Pré-Escolar, surgiu como pertinente a formulação da seguinte questão tendo por base a metodologia de investigação-ação: Como incentivar as crianças deste grupo a desenvolver bons hábitos alimentares? O mesmo aconteceu em relação ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde o projeto se desenvolveu em torno da questão de investigação: Que importância têm os materiais didáticos na aprendizagem deste grupo? Neste sentido, desenvolvi uma série de atividades e estratégias, com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem significativa e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento e construção de uma educação holística.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this report is to elucidate and reflect on a set of activities developed in the ambit of Pedagogical Practices I, II, III, with the purpose of obtaining the master's degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this document it is possible to witness the experiences resultant from practice, the participant observation and the action-research methodology, being the basis of my entire path, since the teacher has the need to observe, reflect, criticize and investigate his / her practice with students. Regarding the aspect of Pre-School Education, the following question emerged as pertinent based on the methodology of action research: How to encourage the children of this group to develop good eating habits? The same happened in relation to the 1st Cycle of Basic Education, where the project was developed around the question of investigation: How important are the didactic materials in the learning process of this group? In this sense, I developed a series of activities and strategies, with the objective of providing meaningful and quality learning, contributing to the development and construction of a holistic education.pt_PT
dc.identifier.tid202120244pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2261
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPre-school Educationpt_PT
dc.subject1st Cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio apresentado à Universidade da Madeira para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoDinaFerreira.pdf
Size:
6.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: