Repository logo
 
Publication

Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1. º Ciclo do Ensino Básico da RAM

dc.contributor.authorSilva, Elisabete Porto
dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.date.accessioned2021-06-29T14:46:48Z
dc.date.available2021-06-29T14:46:48Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe growing interest in emotional intelligence has motivated, since the ‘ 90, the development of numerous studies on the topic. One of the approaches of these studies has been the relationship between emotional intelligence and academic achievement, without much agreement on the results (Angelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al., 2006; Silva & Duarte, 2012) and was developed further this research. The survey was developed with a set de129 individuals of both sexes of RAM (Autonomy Region of Madeira) in order to respond to the questions: is there any relationship between IE, the IE perceived and school per formance? Does gender, age, social participation, socio-economic status of parents and school retention influence the IE and the school performance? The instruments used were: A demograph ic and educational survey where they gathered, in addition to the socio-demographic data, academ ic performance data as: retention, the notes of the Portuguese language, Mathematics, the Study of the Middle note of calibration tests: Portuguese language and Mathematics; and the Emotional Intelligence survey of Bar-On (Candeias & Rebocho, 2007, Candeias et al., 2008). The results reveal that only some aspects of IE relate to some of the variables of school performance, in particular the classifications to Portuguese and Mathematics.pt_PT
dc.description.abstractO crescente interesse pela Inteligência Emocional tem motivado, desde os anos 90, o desenvol vimento de numerosos estudos sobre o tema. Um dos enfoques desses estudos tem sido a relação entre a Inteligência Emocional e o rendimento escolar, não existindo muita concordância nos resul tados (Ângelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al.,2006; Silva & Duarte, 2012), pelo que se desenvolveu mais esta pesquisa. A pesquisa foi desen volvida com um conjunto de 129 indivíduos de ambos os sexos da RAM (Região Autónoma da Madeira), no sentido de dar resposta às questões: Será que existe alguma relação entre a IE, a IE percebida e o rendimento escolar? Será que o género, a idade, o índice de participação social, o estatuto socioeconómico dos pais e a retenção escolar influenciam a IE e o rendimento escolar? Os instrumentos usados foram: um questionário Sociodemográfico e Educativo onde se recolheram, para além dos dados sociodemográficos, os dados do rendimento académico como: a retenção, as notas da Língua Portuguesa, da Matemática, do Estudo do Meio, nota das provas de aferição a: Língua Portuguesa e Matemática; e o questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias & Rebocho,2007, Candeias et al., 2008). Os resultados revelam que apenas alguns aspetos da IE se relacionam com algumas das variáveis do rendimento escolar, nomeadamente as classificações a Português e a Matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, E. P., & Franco, G. (2014). Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1. º Ciclo do Ensino Básico da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology: INFAD. Revista de Psicología, 2(1), 419-428. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.457pt_PT
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.457pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3502
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectMadeira (Portugal)pt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleRelação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1. º Ciclo do Ensino Básico da RAMpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage428pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage419pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.pt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFranco
person.givenNameMaria da Glória
person.identifier385292
person.identifier.ciencia-id0410-D39E-6784
person.identifier.orcid0000-0001-8634-9120
person.identifier.scopus-author-id56970566700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELAÇÃO ENTRE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O RENDIMENTO ESCOLARr.pdf
Size:
212.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format