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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The growing interest in emotional intelligence has motivated, since the ‘ 90, the development of
numerous studies on the topic. One of the approaches of these studies has been the relationship
between emotional intelligence and academic achievement, without much agreement on the results
(Angelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al.,
2006; Silva & Duarte, 2012) and was developed further this research. The survey was developed
with a set de129 individuals of both sexes of RAM (Autonomy Region of Madeira) in order to
respond to the questions: is there any relationship between IE, the IE perceived and school per formance? Does gender, age, social participation, socio-economic status of parents and school
retention influence the IE and the school performance? The instruments used were: A demograph ic and educational survey where they gathered, in addition to the socio-demographic data, academ ic performance data as: retention, the notes of the Portuguese language, Mathematics, the Study of
the Middle note of calibration tests: Portuguese language and Mathematics; and the Emotional
Intelligence survey of Bar-On (Candeias & Rebocho, 2007, Candeias et al., 2008). The results reveal
that only some aspects of IE relate to some of the variables of school performance, in particular the
classifications to Portuguese and Mathematics.
O crescente interesse pela Inteligência Emocional tem motivado, desde os anos 90, o desenvol vimento de numerosos estudos sobre o tema. Um dos enfoques desses estudos tem sido a relação entre a Inteligência Emocional e o rendimento escolar, não existindo muita concordância nos resul tados (Ângelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al.,2006; Silva & Duarte, 2012), pelo que se desenvolveu mais esta pesquisa. A pesquisa foi desen volvida com um conjunto de 129 indivíduos de ambos os sexos da RAM (Região Autónoma da Madeira), no sentido de dar resposta às questões: Será que existe alguma relação entre a IE, a IE percebida e o rendimento escolar? Será que o género, a idade, o índice de participação social, o estatuto socioeconómico dos pais e a retenção escolar influenciam a IE e o rendimento escolar? Os instrumentos usados foram: um questionário Sociodemográfico e Educativo onde se recolheram, para além dos dados sociodemográficos, os dados do rendimento académico como: a retenção, as notas da Língua Portuguesa, da Matemática, do Estudo do Meio, nota das provas de aferição a: Língua Portuguesa e Matemática; e o questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias & Rebocho,2007, Candeias et al., 2008). Os resultados revelam que apenas alguns aspetos da IE se relacionam com algumas das variáveis do rendimento escolar, nomeadamente as classificações a Português e a Matemática.
O crescente interesse pela Inteligência Emocional tem motivado, desde os anos 90, o desenvol vimento de numerosos estudos sobre o tema. Um dos enfoques desses estudos tem sido a relação entre a Inteligência Emocional e o rendimento escolar, não existindo muita concordância nos resul tados (Ângelo, 2007; Newsome et al., 2000; O’Connor & Little, 2003; Parker et al.,2004; Parker et al.,2006; Silva & Duarte, 2012), pelo que se desenvolveu mais esta pesquisa. A pesquisa foi desen volvida com um conjunto de 129 indivíduos de ambos os sexos da RAM (Região Autónoma da Madeira), no sentido de dar resposta às questões: Será que existe alguma relação entre a IE, a IE percebida e o rendimento escolar? Será que o género, a idade, o índice de participação social, o estatuto socioeconómico dos pais e a retenção escolar influenciam a IE e o rendimento escolar? Os instrumentos usados foram: um questionário Sociodemográfico e Educativo onde se recolheram, para além dos dados sociodemográficos, os dados do rendimento académico como: a retenção, as notas da Língua Portuguesa, da Matemática, do Estudo do Meio, nota das provas de aferição a: Língua Portuguesa e Matemática; e o questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (Candeias & Rebocho,2007, Candeias et al., 2008). Os resultados revelam que apenas alguns aspetos da IE se relacionam com algumas das variáveis do rendimento escolar, nomeadamente as classificações a Português e a Matemática.
Description
Keywords
Emotional intelligence School performance Inteligência emocional Rendimento escolar Ensino Básico Madeira (Portugal) . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Silva, E. P., & Franco, G. (2014). Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1. º Ciclo do Ensino Básico da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology: INFAD. Revista de Psicología, 2(1), 419-428. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.457
Publisher
Asociación INFAD