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With global warming being contested outside the scientific community, the an thropogenic impact is recognized by the overwhelming carbon dioxide produc tion, which causes acidity to the world’s oceans. World nations fail to reach a
consensus on mitigating climate change. While there are numerous techniques
in aspiring pro-environmental behaviors, one of them is using persuasive inter actions and persuasive technologies.
This dissertation seeks to use persuasion to provoke sustainable actions in
users using interactive technologies. The dissertation expands the well-known
Persuasive Systems Design framework and leverages it further with the Peak
Shift Effect (PSE) principle as an artistic experience. The experimental val idation procedure of such a novel model is built using interactive Projection
Mapping (PM) and, in particular, motion capture. Users are asked to toss litter
items into the animated, anthropomorphic bin. The dissertation compares the
role of an introduced PSE element and the role of design against interactive
design in persuading people to be more pro-environmentally oriented.
Com o aquecimento global sendo contestado fora da comunidade científica, o impacto antropogénico é reconhecido pela produção avassaladora de dióxido de carbono, que causa acidez nos oceanos do planeta. As nações mundiais não con seguem chegar a um consenso para mitigar as mudanças climáticas. Embora existam inúmeras técnicas para aspirar a comportamentos pró-ambientais, uma delas é o papel de interações persuasivas e tecnologias persuasivas. Esta disser tação busca utilizar a persuasão como meio de provocar ações sustentáveis nos utilizadores, por meio de tecnologias interativas. Esta dissertação expande a con hecida estrutura Persuasive System Design (PSD) e alavanca-a ainda mais com o princípio do Peak Shift Effect (PSE) como experiência artística. O procedimento de validação experimental de tal modelo é construído usando mapeamento de projeção interativa e, em particular, captura de movimento, onde os utilizadores são solicitados a jogar os itens de lixo no caixote do lixo antropomórfico ani mado. A dissertação compara o papel do elemento PSE introduzido, bem como o papel do design com o design interativo em persuadir as pessoas a serem mais pró-ambientais.
Com o aquecimento global sendo contestado fora da comunidade científica, o impacto antropogénico é reconhecido pela produção avassaladora de dióxido de carbono, que causa acidez nos oceanos do planeta. As nações mundiais não con seguem chegar a um consenso para mitigar as mudanças climáticas. Embora existam inúmeras técnicas para aspirar a comportamentos pró-ambientais, uma delas é o papel de interações persuasivas e tecnologias persuasivas. Esta disser tação busca utilizar a persuasão como meio de provocar ações sustentáveis nos utilizadores, por meio de tecnologias interativas. Esta dissertação expande a con hecida estrutura Persuasive System Design (PSD) e alavanca-a ainda mais com o princípio do Peak Shift Effect (PSE) como experiência artística. O procedimento de validação experimental de tal modelo é construído usando mapeamento de projeção interativa e, em particular, captura de movimento, onde os utilizadores são solicitados a jogar os itens de lixo no caixote do lixo antropomórfico ani mado. A dissertação compara o papel do elemento PSE introduzido, bem como o papel do design com o design interativo em persuadir as pessoas a serem mais pró-ambientais.
Description
Keywords
Tecnologia persuasiva Design de sistemas persuasivos Mapeamento de projeção interativo Mudança de comportamento Captura de movimento Sistema socio-técnico Persuasive technology Persuasive system design Interactive projection mapping Behavior change Motion capture Socio-technical system Informatics Engineering . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia