Repository logo
 
Publication

Persuasive technologies for increasing of pro-environmental behaviors

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRadeta, Marko
dc.contributor.advisorQuintal, Filipe
dc.contributor.authorFaria, João Alexis Gordinho
dc.date.accessioned2022-06-22T09:11:56Z
dc.date.available2022-06-22T09:11:56Z
dc.date.issued2022-04-20
dc.description.abstractWith global warming being contested outside the scientific community, the an thropogenic impact is recognized by the overwhelming carbon dioxide produc tion, which causes acidity to the world’s oceans. World nations fail to reach a consensus on mitigating climate change. While there are numerous techniques in aspiring pro-environmental behaviors, one of them is using persuasive inter actions and persuasive technologies. This dissertation seeks to use persuasion to provoke sustainable actions in users using interactive technologies. The dissertation expands the well-known Persuasive Systems Design framework and leverages it further with the Peak Shift Effect (PSE) principle as an artistic experience. The experimental val idation procedure of such a novel model is built using interactive Projection Mapping (PM) and, in particular, motion capture. Users are asked to toss litter items into the animated, anthropomorphic bin. The dissertation compares the role of an introduced PSE element and the role of design against interactive design in persuading people to be more pro-environmentally oriented.pt_PT
dc.description.abstractCom o aquecimento global sendo contestado fora da comunidade científica, o impacto antropogénico é reconhecido pela produção avassaladora de dióxido de carbono, que causa acidez nos oceanos do planeta. As nações mundiais não con seguem chegar a um consenso para mitigar as mudanças climáticas. Embora existam inúmeras técnicas para aspirar a comportamentos pró-ambientais, uma delas é o papel de interações persuasivas e tecnologias persuasivas. Esta disser tação busca utilizar a persuasão como meio de provocar ações sustentáveis nos utilizadores, por meio de tecnologias interativas. Esta dissertação expande a con hecida estrutura Persuasive System Design (PSD) e alavanca-a ainda mais com o princípio do Peak Shift Effect (PSE) como experiência artística. O procedimento de validação experimental de tal modelo é construído usando mapeamento de projeção interativa e, em particular, captura de movimento, onde os utilizadores são solicitados a jogar os itens de lixo no caixote do lixo antropomórfico ani mado. A dissertação compara o papel do elemento PSE introduzido, bem como o papel do design com o design interativo em persuadir as pessoas a serem mais pró-ambientais.pt_PT
dc.identifier.tid203026306pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4342
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectTecnologia persuasivapt_PT
dc.subjectDesign de sistemas persuasivospt_PT
dc.subjectMapeamento de projeção interativopt_PT
dc.subjectMudança de comportamentopt_PT
dc.subjectCaptura de movimentopt_PT
dc.subjectSistema socio-técnicopt_PT
dc.subjectPersuasive technologypt_PT
dc.subjectPersuasive system designpt_PT
dc.subjectInteractive projection mappingpt_PT
dc.subjectBehavior changept_PT
dc.subjectMotion capturept_PT
dc.subjectSocio-technical systempt_PT
dc.subjectInformatics Engineeringpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titlePersuasive technologies for increasing of pro-environmental behaviorspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMaster in Informatics Engineeringpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MSc.pdf
Size:
13.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format