Repository logo
 
Publication

Práticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográfico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.authorViana, Suzana Nery
dc.date.accessioned2021-07-07T12:37:43Z
dc.date.available2021-07-07T12:37:43Z
dc.date.issued2021-04-29
dc.description.abstractA inovação pedagógica pode ser compreendida como a ruptura de paradigmas, implicando em mudanças no fazer pedagógico; está baseada em intervenções e decisões para tornar o estudante um ser autônomo. Dessa forma, essa dissertação, que tem como título “Práticas Pedagógicas na Aprendizagem da Matemática no Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: Um olhar etnográfico”, centraliza a seguinte problematização: existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na turma do 2º/3° Ano “C” do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe? Tomou-se, como objetivo geral da pesquisa, investigar se existe inovação nas práticas pedagógicas de Matemática na referida turma. Como objetivos específicos, elencamos: i) aprofundar o conceito de Inovação Pedagógica; ii) observar as práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática na turma de 2º/3° Ano “C” da Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe; iii) interpretar os dados que foram apresentados durante as observações das práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática; e, por fim, iv) verificar se existe inovação nas práticas pedagógicas na aprendizagem da Matemática. Assim, a investigação adotou uma abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. Foram utilizadas técnicas de coleta de dados e a observação participante, além da análise de documentos; o diário de campo; fotografias e entrevistas, para compreender a realidade do fenômeno analisado. Os resultados apontaram que há inovação pedagógica no fazer cotidiano em sala de aula; nesse cenário, os estudantes demonstraram protagonismo de seu próprio aprendizado. Na mesma direção, a didática do professor contribuiu para contextualização dos saberes apreendidos, mediados pela interação entre todos, na forma de incluir, conceber, vivenciar e praticar a inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractPedagogical innovation can be understood as the rupture of paradigms, implying changes in pedagogical practice; based on interventions and decisions to make the student an autonomous human being. Thus, this dissertation, “Pedagogical Practices in the Learning of Mathematics in a Public School, belonging to GRE Recife Norte, Pernambuco - Brazil: An ethnographic look”, problematize the occurs of innovation in the pedagogical practices of mathematics classes in the 2nd/3nd year “C” of Beberibe’s Reference High School. The general objective of the research was to investigate whether there is innovation in the pedagogical practices of mathematics classes in the 2nd/3nd year. The specific objectives were: i) to deepen the concept of Pedagogical Innovation; ii) observe the pedagogical practices in mathematics learning in the 2nd/3nd year of Beberibe’s Reference High School; iii) interpret the data that was presented during the observation of pedagogical practices; and, finally, iv) check if there is innovation in pedagogical practices in mathematics learning. Thus, the investigation adopted a qualitative and ethnographic approach that participant observation, document analysis, construction of a field diary, photographs, and interviews. These technics were used as a tool for data collection to understand the reality of the phenomenon investigated. The results pointed out that there is pedagogical innovation in daily practice in the classroom. The students demonstrated to be the protagonist of their learning. Also, the teacher's didactic contributes to the contextualization of the learned knowledge, mediated by the interaction between all members; in the way of including, conceive, experience, and practice pedagogical innovation.pt_PT
dc.identifier.tid202736628pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3524
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEtnografiapt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEthnographypt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectConstructionismpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titlePráticas pedagógicas na aprendizagem da matemática no Ensino Médio de uma escola pública estadual, pertencente à GRE Recife Norte, Pernambuco - Brasil: um olhar etnográficopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO SUZANA NERY.pdf
Size:
3.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format