Repository logo
 
Publication

Biblioteca itinerante: construindo sonhos e formando cidadãos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKot-Kotecki, Ana Maria França Freitas
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida de Melo
dc.date.accessioned2021-05-12T14:17:54Z
dc.date.available2021-05-12T14:17:54Z
dc.date.issued2020-06-17
dc.description.abstractA leitura é uma prática social de extrema relevância para a formação do sujeito e para sua efetiva ascensão no contexto social. A itinerância de bibliotecas tem sido uma das soluções encontradas para minimizar a falta de bibliotecas fixas nas escolas, como também para incentivar e levar conhecimento às comunidades, garantindo as informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos. Essa pesquisa de caráter qualitativo discute o papel da Biblioteca Itinerante (doravante BI) nas escolas, reativando a discussão sobre a importância da leitura para a formação dos cidadãos, e quais contribuições a BI trouxe para o desenvolvimento de competências e habilidades dentro de um contexto de práticas educacionais inovadoras. Para cumprir esse propósito realizou-se uma pesquisa na Escola Ministro Marco Maciel, localizada no Povoado Brejo Velho em Paranatama-PE. A coleta dos dados se deu através de entrevistas e observações. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se também como base os principais teóricos: Freire, Jean Piaget, Lapassade, Fino, Macedo, Papert, Toffler, etc. O estudo mostrou que a Biblioteca Itinerante (BI) contempla o projeto pedagógico escolar, o que contribui para o pleno aproveitamento educacional. È fato que a ausência de biblioteca na escola dificulta a aprendizagem. Sobre a relevância deste trabalho para a área de pesquisa em leitura e prática pedagógica inovadora, podemos destacar a contribuição da pesquisa em lócus como processo de construção de conhecimento e quebra de paradigma. Logo, a Biblioteca Itinerante mostra-se imprescindível no processo de desenvolvimento de “competência e habilidade” para os educandos, sobretudo como empoderamento de ações. Organizar, reorganizar, interpretar e analisar, essas competências estão contemplados no projeto BI. A pesquisa indica ainda que a presença da BI na escola tornasse-se essencial para fortalecer a prática pedagógica, efetivando a aprendizagem de forma construtiva. Como afirmava Freire (1996, p.75) “a trajetória pela qual nós fazemos conscientes, está marcada pela finitude o que nos caracteriza como seres históricos”. Assim, a BI caracteriza-se como instrumento eficaz na construção de uma educação inovadora.pt_PT
dc.description.abstractReading is a social practice of extreme importance to the development of individuals and to their effective ascension in the social context. The library itineraries have been one of the solutions found to ease the lack of libraries in the schools, and also they encourage us to take knowledge to the community, assuring them information that will allow them to exercise their democratic rights. This research of qualitative character talks about the role that IL (itinerary libraries) carry out in the schools, reactivating the discussion about the importance of reading to the development of citizens, and what contributions the IL brought to the development of competencies and abilities inside a context of innovating educational practices. To accomplish this goal, the school Ministro Marco Maciel, located in the Brejo Velho village, in Paranatama - PE was searched. The gathering of information was done through interviews and observations. To the development of the research, we also used as a basis the most known theoreticals, like: Freire, Jean Piaget, Lapassade, Fino, Macedo, Papert, Toffler, etc. This study showed that the itinerary library was contemplated in the schooling pedagogic project, which contributed to the best educational exploitation. It is a fact that the lack of libraries in the schools makes learning harder. About the relevance of this work to the area of research in reading and the innovating pedagogical practice, we can outline the contribution of the research in locus as a knowledge building process and the breaking of a paradigm. Therefore, the itinerary library proves to be of high importance in the process of developing the competencies and abilities in the students, above all, they are as an empowerment of actions. Organizing, reorganizing, interpreting and analyzing, these competencies are found embedded in the IL project. This research also indicates that the existence of IL in a school is essential for education to be succeeded and to the self-learning in the contemporaneity. As Freire used to state (1996, p75): the trajectory by which we make ourselves conscious is marked by the finitude that characterizes us as historical beings.pt_PT
dc.identifier.tid202720420pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3391
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBiblioteca itinerantept_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectItinerary librarypt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleBiblioteca itinerante: construindo sonhos e formando cidadãospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO APARECIDA.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format