Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A aprendizagem colaborativa, porquĂȘ?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este ar go pretende situar a aprendizagem colabora va, cujo referencial teĂłrico assenta na concepção constru vista da aprendizagem. Essa concepção privilegia o sen do e a sua construção, sendo que a aprendizagem Ă© a “construção de sen do”. O ambiente de aprendizagem adquire uma nova importĂąncia no quadro desta abordagem, nomeadamente na contextualização das aprendizagens e nos processos de par cipação do indivĂ­duo na comunidade, atravĂ©s dos quais se desenvolvem prĂĄ cas colabora vas. Nessa perspe va as conceçÔes constru vistas assumem par cular relevo no quadro atual da intervenção educa va e da prĂĄ ca pedagĂłgica.
This ar cle intends to situate collabora ve learning, whose theore cal reference is based on the construc vist concep on of learning. This concep on privileges meaning and its construc on, and learning is the “construc on of meaning”. The learning environment acquires a new importance in this approach, namely in the contextualiza on of learning and in the processes of individual par cipa on in the community through which collabora ve prac ces are developed. In this perspec ve the construc vist concepts assume par cular importance in the current moment of educa onal interven on and pedagogical prac ce.

Description

Keywords

Construtivismo Teoria sociocultural Aprendizagem colaborativa Zona de desenvolvimento proximal CompetĂȘncias Constructivism Sociocultural theory Collaborative learning Zone of proximal development Competences . Faculdade de CiĂȘncias Sociais

Citation

PEREIRA, Gorete. A aprendizagem colaborativa, porquĂȘ?. SĂ©rie-Estudos - PeriĂłdico do Programa de PĂłs-Graduação em Educação da UCDB, [S.l.], p. 5-25, abr. 2018. ISSN 2318-1982. DisponĂ­vel em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1109>. Acesso em: 28 maio 2018.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade CatĂłlica Dom Bosco

CC License

Altmetrics