dc.contributor.author | Sousa, Valdemar | |
dc.contributor.author | França, Ana | |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T13:57:27Z | |
dc.date.available | 2021-04-06T13:57:27Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Num tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico. | pt_PT |
dc.description.abstract | At a time when humanity is in a widespread crisis and the survival of the various species that share our planet is at risk, formal education, in all its dimensions and levels, has been pointed out as an unavoidable element in achieving certain goals. We assume a critical and constructivist epistemological perspective to analyze and conjecture contributions of Education through Art, in achieving sustainability and a possible repositioning towards the concept of science literacy. We present a prospective study of the impact of Education through Art in the attainment of sustainable practices, contextualized in the pedagogical practice, curriculum and competence development of students in an undergraduate course of Education Sciences. Thus, we intend to reflect on the emergence of curriculum content in learning environments, as spaces of culture, creativity, imagination, decision making ability and critical thinking. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34640/universidademadeira2021sousafranca | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/3248 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.relation | Center for Research in Education | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação pela arte | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade ambiental | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Education through art | pt_PT |
dc.subject | Environmental sustainability | pt_PT |
dc.subject | Curriculum | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Center for Research in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal (Madeira), Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 157 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 144 | pt_PT |
oaire.citation.title | Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Freitas Sousa | |
person.familyName | França Kot-Kotecki | |
person.givenName | Valdemar | |
person.givenName | Ana Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 691C-592F-7972 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C1F-D30A-61E1 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7575-8006 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4313-8363 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d5a62d1a-38c9-4f22-a512-727049d7ac54 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5 | |
relation.isProjectOfPublication | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Sustentabilidade, ciência, arte e educação relação possível.pdf
- Size:
- 300.54 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format