Repository logo
 
Publication

Sustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?

dc.contributor.authorSousa, Valdemar
dc.contributor.authorFrança, Ana
dc.date.accessioned2021-04-06T13:57:27Z
dc.date.available2021-04-06T13:57:27Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNum tempo em que a humanidade se encontra numa crise generalizada, estan do em risco a sobrevivência das espécies que coabitam o nosso planeta, a educação formal, em todas as suas dimensões e níveis, tem sido apontada como um elemen to incontornável na consecução de determinados objetivos. Posicionamo-nos sob uma perspetiva epistemológica crítica e construtivista, para analisar e conjeturar contributos da Educação pela Arte, na consecução da sustentabilidade e num pos sível reposicionamento perante o conceito de literacia científica. Apresentamos um estudo prospetivo do impacto da Educação pela Arte na obtenção de práticas mais sustentáveis, contextualizadas na prática pedagógica, no plano curricular e no desenvolvimento de competências de estudantes da Licenciatura em Ciências da Educação. Assim, pretendemos refletir sobre a emergência dos conteúdos curricu lares nos ambientes de aprendizagens, enquanto espaços de cultura, criatividade, imaginação, poder de decisão e pensamento crítico.pt_PT
dc.description.abstractAt a time when humanity is in a widespread crisis and the survival of the various species that share our planet is at risk, formal education, in all its dimensions and levels, has been pointed out as an unavoidable element in achieving certain goals. We assume a critical and constructivist epistemological perspective to analyze and conjecture contributions of Education through Art, in achieving sustainability and a possible repositioning towards the concept of science literacy. We present a prospective study of the impact of Education through Art in the attainment of sustainable practices, contextualized in the pedagogical practice, curriculum and competence development of students in an undergraduate course of Education Sciences. Thus, we intend to reflect on the emergence of curriculum content in learning environments, as spaces of culture, creativity, imagination, decision making ability and critical thinking.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2021sousafrancapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3248
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação da Universidade da Madeirapt_PT
dc.relationCenter for Research in Education
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pela artept_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducation through artpt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainabilitypt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleSustentabilidade, ciência, arte e educação: relação possível?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCenter for Research in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04083%2F2020/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Madeira), Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage157pt_PT
oaire.citation.startPage144pt_PT
oaire.citation.titleLiteracia científica: ensino, aprendizagem e quotidianopt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFreitas Sousa
person.familyNameFrança Kot-Kotecki
person.givenNameValdemar
person.givenNameAna Maria
person.identifier.ciencia-id691C-592F-7972
person.identifier.ciencia-id2C1F-D30A-61E1
person.identifier.orcid0000-0002-7575-8006
person.identifier.orcid0000-0002-4313-8363
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd5a62d1a-38c9-4f22-a512-727049d7ac54
relation.isAuthorOfPublication7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7d3bb904-a4c0-41f3-9aa5-dd2601da06e5
relation.isProjectOfPublication3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3d78e8ae-5d47-4285-878b-bc2262c84687

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Sustentabilidade, ciência, arte e educação relação possível.pdf
Size:
300.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format