Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.5 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionado, do Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e
Secundário, da Universidade da Madeira, no ano letivo de 2011/2012.
Neste relatório descrevo, de forma sumária, todo o trabalho desenvolvido por mim e
pela minha colega de grupo, ao longo de todo o estágio pedagógico, e faço uma breve
reflexão.
Apresentarei uma análise e uma reflexão acerca da introdução das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente o software de geometria dinâmica
GeoGebra no processo ensino/aprendizagem.
Atualmente os alunos estão em quase permanente contacto com os computadores e com
programas informáticos. Esse contacto pode ser estabelecido fazendo pesquisas na
internet, a título pessoal ou para realizar trabalhos escolares ou, em muitos casos, como
recreação. Muitas vezes a escola traz poucos estímulos aos alunos, pelo que, com este
estudo, pretendo estabelecer uma ligação entre a aprendizagem de conceitos
matemáticos e os conhecimentos que os alunos têm com as TIC. Nesta experiência,
procurarei verificar se o software GeoGebra pode contribuir como ferramenta eficaz no
ensino/aprendizagem da matemática.
Description
Keywords
Matemática Software Geogebra TIC Ensino-aprendizagem . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia