Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório nasce a determinada altura do nosso percurso académico, na
sequência de um trabalho efetuado no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado do
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da
Universidade da Madeira, no ano letivo 2011/2012, e tem como objetivo analisar o
papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na aprendizagem da
Matemática.
As estratégias usadas no ensino foram apoiadas na aprendizagem pela
descoberta e inspiradas nas práticas utilizadas do Modelo Pedagógico da Escola
Moderna (MEM). Esta pedagogia tem como finalidade desenvolver nos alunos o prazer
do saber e a sua autonomia nas atividades de investigação e procura também contribuir
para a sua formação como cidadãos. Procura-se adotar as metodologias utilizadas no
MEM e no Projeto Construindo o Êxito em Matemática (CEM) Programa de Formação
Contínua de Professores de Matemática aos alunos de uma turma do 8.º Ano e do 11.º
Ano e analisa-se as diferentes posturas dos mesmos face às diferentes oportunidades de
aprendizagem propostas. Este estudo foi aplicado nas diversas unidades lecionadas ao
longo do estágio, partindo das seguintes questões orientadoras: Qual a importância da
utilização das TIC no ambiente real de sala de aula?; Como é que a utilização da
calculadora científica e de software de geometria dinâmica contribuem para o
desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática?.
Neste trabalho investigativo, utilizei o método qualitativo onde a recolha de
dados foi baseada na observação direta dos alunos em contexto de sala de aula, assim,
como nos registos efetuados ao longo das aulas no diário de bordo. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é construído constantemente, e para tal construção, é essencial a organização da escola como um todo, onde todos os sujeitos são parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Aprendizagem TIC Motivação Professor Tarefas Conhecimento Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia