Repository logo
 
Publication

Explorando as funções trigonométricas com o software geogebra e calculadora gráfica numa turma de 11º Ano

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorBrito, Carla José Velosa de
dc.date.accessioned2015-12-04T11:28:16Z
dc.date.available2016-01-05T01:30:14Z
dc.date.issued2015-02
dc.description.abstractO presente relatório nasce a determinada altura do nosso percurso académico, na sequência de um trabalho efetuado no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário da Universidade da Madeira, no ano letivo 2011/2012, e tem como objetivo analisar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na aprendizagem da Matemática. As estratégias usadas no ensino foram apoiadas na aprendizagem pela descoberta e inspiradas nas práticas utilizadas do Modelo Pedagógico da Escola Moderna (MEM). Esta pedagogia tem como finalidade desenvolver nos alunos o prazer do saber e a sua autonomia nas atividades de investigação e procura também contribuir para a sua formação como cidadãos. Procura-se adotar as metodologias utilizadas no MEM e no Projeto Construindo o Êxito em Matemática (CEM) Programa de Formação Contínua de Professores de Matemática aos alunos de uma turma do 8.º Ano e do 11.º Ano e analisa-se as diferentes posturas dos mesmos face às diferentes oportunidades de aprendizagem propostas. Este estudo foi aplicado nas diversas unidades lecionadas ao longo do estágio, partindo das seguintes questões orientadoras: Qual a importância da utilização das TIC no ambiente real de sala de aula?; Como é que a utilização da calculadora científica e de software de geometria dinâmica contribuem para o desenvolvimento do raciocínio e da comunicação matemática?. Neste trabalho investigativo, utilizei o método qualitativo onde a recolha de dados foi baseada na observação direta dos alunos em contexto de sala de aula, assim, como nos registos efetuados ao longo das aulas no diário de bordo. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem é construído constantemente, e para tal construção, é essencial a organização da escola como um todo, onde todos os sujeitos são parte integrante do processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid201155443
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/932
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectTarefaspt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleExplorando as funções trigonométricas com o software geogebra e calculadora gráfica numa turma de 11º Anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCarlaBrito.pdf
Size:
2.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: