Publication
Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder | |
dc.contributor.author | Freitas, João Francisco Góis de | |
dc.date.accessioned | 2013-12-02T11:59:55Z | |
dc.date.available | 2013-12-02T11:59:55Z | |
dc.date.issued | 2013-12-02 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O propósito deste trabalho é relatar e analisar criticamente todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no ano letivo 2011/2012. A prática letiva implicou a gestão permanente do processo de ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A conveniente interação entre estas três fases permitiu uma otimização da intervenção pedagógica. A avaliação foi uma temática a atribuir especial enfoque, dado o seu papel regulador das práticas pedagógicas e a função que assume ao nível da certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas. As assistências às aulas permitiram-nos, ganhar competências no papel de observadores e de observados. A atividade de intervenção na comunidade escolar consubstanciou-se na “Eco-aula”. Articulámos a nossa intervenção com o projeto “Eco-escolas” e lecionámos uma aula para toda a comunidade envolvida no 3º ciclo, cujo tema nuclear foi a ecologia e a sua importância no mundo atual não desvirtuado as consequências que as ações de cada um de nós acarretam para o bom funcionamento do planeta. No que concerne ao capítulo das atividades de integração no meio, interviemos no âmbito da direção de turma que implicou a caracterização da turma e o estudo de caso a um aluno com necessidade educativas especiais. Dentro deste capítulo inclui-se também a ação de extensão curricular que designámos “O Acampamento - Planear, executar e controlar uma atividade”. As ações científico-pedagógicas (individual e coletiva) trataram do valor educativo dos Desportos de Adaptação ao Meio no seio escolar. Neste capítulo explorou-se a pertinência do modelo taxonómico das atividades desportivas proposto por Almada et al. (2008) no processo de seleção das matérias de ensino a serem abordadas. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/504 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem e modelo taxonómico | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |