Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

dc.contributor.advisorLopes, Helder
dc.contributor.authorFreitas, João Francisco Góis de
dc.date.accessioned2013-12-02T11:59:55Z
dc.date.available2013-12-02T11:59:55Z
dc.date.issued2013-12-02
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é relatar e analisar criticamente todas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, no ano letivo 2011/2012. A prática letiva implicou a gestão permanente do processo de ensino-aprendizagem durante as fases de pré-impacto, impacto e pós-impacto. A conveniente interação entre estas três fases permitiu uma otimização da intervenção pedagógica. A avaliação foi uma temática a atribuir especial enfoque, dado o seu papel regulador das práticas pedagógicas e a função que assume ao nível da certificação das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas. As assistências às aulas permitiram-nos, ganhar competências no papel de observadores e de observados. A atividade de intervenção na comunidade escolar consubstanciou-se na “Eco-aula”. Articulámos a nossa intervenção com o projeto “Eco-escolas” e lecionámos uma aula para toda a comunidade envolvida no 3º ciclo, cujo tema nuclear foi a ecologia e a sua importância no mundo atual não desvirtuado as consequências que as ações de cada um de nós acarretam para o bom funcionamento do planeta. No que concerne ao capítulo das atividades de integração no meio, interviemos no âmbito da direção de turma que implicou a caracterização da turma e o estudo de caso a um aluno com necessidade educativas especiais. Dentro deste capítulo inclui-se também a ação de extensão curricular que designámos “O Acampamento - Planear, executar e controlar uma atividade”. As ações científico-pedagógicas (individual e coletiva) trataram do valor educativo dos Desportos de Adaptação ao Meio no seio escolar. Neste capítulo explorou-se a pertinência do modelo taxonómico das atividades desportivas proposto por Almada et al. (2008) no processo de seleção das matérias de ensino a serem abordadas.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/504
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem e modelo taxonómicopor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleRelatório de estágio pedagógico na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoJoãoFreitas.pdf
Size:
2.85 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: