Repository logo
 
Publication

Motivação e resiliência na educação e formação de adultos (EFA)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGarcês, Soraia Fernandes
dc.contributor.authorNóbrega, Ricardo Rodrigues
dc.date.accessioned2025-01-20T14:29:51Z
dc.date.available2025-01-20T14:29:51Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.description.abstractA motivação e a resiliência desempenham um papel crucial no sucesso da formação e aprendizagem de adultos. Deste modo, este estudo tem por objetivo explorar a relação entre a motivação e a resiliência no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional dos adultos. Pretende-se contribuir para a promoção da equidade e inclusão social, ao destacar a importância dos fatores psicológicos e motivacionais e de resiliência na formação de adultos. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação quantitativa e transversal e utilizada uma bateria de provas: a) questionário de dados sociodemográficos; b) instrumento de avaliação da Motivação (Nóbrega & Garcês, aceite); e c) Escala de Resiliência para Adultos (ERA), desenvolvida por Odin Hjemdal & Oddgeir Friborg e adaptada para a versão portuguesa por Pereira, Narciso & Canavarro (2011). A amostra deste estudo contou com 62 participantes com idades entre os 24 e os 64 anos. No geral, os resultados apontam para uma forte correlação positiva e significativa entre motivação e resiliência entre os participantes de programas de educação e formação de adultos (EFA). A análise estatística mostrou que participantes mais motivados tendem a ter níveis mais elevados de resiliência, e vice-versa, indicando uma interdependência entre esses fatores no contexto educacional. Conclui-se que a relação entre a motivação e a resiliência acarreta consigo importantes contributos para o planeamento de medidas que possam promover o sucesso educativo junto da população adulta.por
dc.description.abstractMotivation and resilience play a crucial role in the success of adult education and learning. Therefore, this study aims to explore the relationship between motivation and resilience in the process of personal and professional development among adults. It seeks to contribute to promoting equity and social inclusion by highlighting the importance of psychological, motivational, and resilience factors in adult education. To achieve this, a quantitative and cross-sectional research methodology was employed, using a battery of tests: a) a sociodemographic data questionnaire; b) a Motivation Assessment Instrument (Nóbrega & Garcês, accepted); and c) the Resilience Scale for Adults (ERA), developed by Odin Hjemdal & Oddgeir Friborg and adapted into Portuguese by Pereira, Narciso & Canavarro (2011). The sample for this study included 62 participants aged between 24 and 64. Overall, the results indicate a strong positive and significant correlation between motivation and resilience among participants in adult education and training programs (AET). Statistical analysis showed that more motivated participants tend to have higher levels of resilience, and vice versa, indicating an interdependence between these factors in the educational context. It is concluded that the relationship between motivation and resilience brings important contributions to planning measures that can promote educational success among the adult population.eng
dc.identifier.tid203793854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7122
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectMotivação
dc.subjectResiliência
dc.subjectAprendizagem.
dc.subjectEducação e formação de adultos
dc.subjectMotivation
dc.subjectResilience
dc.subjectAdult education and training
dc.subjectLearning
dc.subjectPsicologia da Educação
dc.subject.
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidades
dc.titleMotivação e resiliência na educação e formação de adultos (EFA)por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Mestrado - RETIFICADA.pdf
Size:
809.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: