Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
185.1 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Madeira Island is the World’ Leading Island
Destination for the last four years. As a winning
destination it is vital to understand how the new
“economy experience” is being acknowledged,
since tourism is seeing a shift where meaningful
experiences are crucial. The goal was to identify
the variables being studied in Madeira tourism
and if ‘experience’ is part of product offers. A
systematic literature review was used with the
terms: ‘Madeira’, ‘Porto Santo’ and ‘Tourism’.
Application of inclusion/exclusion criteria led to
a final sample of 30 references. Three major
themes being empathized in Madeira tourism
were found: a) nature; b) culture/heritage and c)
economy/marketing. Experience is being intro duced on tourism product offers, however a lack
of research focused on ‘meaningful experiences’ linked to personal growth and tourists’ personal
characteristics was discovered. Implications to
theory and practice are discussed.
A Ilha da Madeira foi eleita o Melhor Destino Insular do Mundo nos últimos quatro anos. Como tal, é vital compreender como a “econo mia da experiência” está a ser inserida, pois as “experiências significativas” são, atualmente, cruciais para o turismo. O objetivo deste estudo foi identificar quais as variáveis estudadas no Turismo da Madeira e se a ‘experiência’ faz parte da sua oferta. Foi utilizada uma revisão sis temática da literatura com os termos: ‘Madeira’, ‘Porto Santo’’ e ‘Tourism’. Critérios de inclu são/exclusão levaram a uma amostra final de 30 referências. Três grandes tópicos emergiram: a) natureza; b) património cultural e c) econo mia/marketing. A ‘experiência’ está a ser intro duzida na oferta turística, porém existe reduzida investigação focalizada nas experiências significativas relacionadas com o desenvolvimento pessoal e caraterísticas pessoais do turista. Im plicações para a teoria/prática são discutidas
A Ilha da Madeira foi eleita o Melhor Destino Insular do Mundo nos últimos quatro anos. Como tal, é vital compreender como a “econo mia da experiência” está a ser inserida, pois as “experiências significativas” são, atualmente, cruciais para o turismo. O objetivo deste estudo foi identificar quais as variáveis estudadas no Turismo da Madeira e se a ‘experiência’ faz parte da sua oferta. Foi utilizada uma revisão sis temática da literatura com os termos: ‘Madeira’, ‘Porto Santo’’ e ‘Tourism’. Critérios de inclu são/exclusão levaram a uma amostra final de 30 referências. Três grandes tópicos emergiram: a) natureza; b) património cultural e c) econo mia/marketing. A ‘experiência’ está a ser intro duzida na oferta turística, porém existe reduzida investigação focalizada nas experiências significativas relacionadas com o desenvolvimento pessoal e caraterísticas pessoais do turista. Im plicações para a teoria/prática são discutidas
Description
Keywords
Culture/Heritage Madeira (Portugal) Meaningful experiences Nature Porto Santo, Madeira (Portugal) Tourism Experiências significativas Natureza Património cultural Turismo . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Garcês, S., Pocinho, M., & Jesus, S. (2020). The best tourism island destination in the world and meaningful experiences: A systematic literature review. Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 53, 23-34.
Publisher
Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional