Publication
Produções visuais estudantis e inovação pedagógica: um estudo da ação pedagógica com recursos tecnológicos na escola
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bento, António Maria Veloso | |
dc.contributor.advisor | Gomes, Antenor Rita | |
dc.contributor.author | Gama, Maria Eliane Araújo | |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T13:14:56Z | |
dc.date.available | 2019-05-20T13:14:56Z | |
dc.date.issued | 2019-04-29 | |
dc.description.abstract | As novas tecnologias aplicadas à educação são ferramentas que possibilitam a aproximação entre teoria e prática, aprimoram o planejamento e a prática docente, mas também trazem diversas possibilidades ao fazer docente e à relação com a informação e a sua democratização no ambiente escolar. A proposta desse trabalho foi investigar o potencial educativo e artístico da participação ativa dos educandos na criação de roteiros e produção de vídeos, compreendendo até que ponto a ação educativa desencadeada pelo projeto Produções Visuais Estudantis (PROVE), criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia Brasil, no ano de 2012, promove efetivamente a construção do conhecimento, caracterizando-se como uma inovação pedagógica. | pt_PT |
dc.description.abstract | The new technologies applied to education are tools that allow the approximation between theory and practice, improve planning and teaching practice, but also bring different possibilities when making teachers and the relationship with information and their democratization in the school environment. The purpose of this work was to investigate the educational and artistic potential of the active participation of the students in the creation of screenplays and video production, including the extent to which the educational action initiated by the Produções Visuais Estudantis (Project for Student Visual Production) (PROVE), created by the Secretaria da Educação do Estado da Bahia Brasil (Departament of Education of Bahia State in Brazil), in the year 2012, effectively promotes the construction of knowledge, characterizing itself as a pedagogical innovation.. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202246442 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2361 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Vídeos escolares | pt_PT |
dc.subject | Pedagogic innovations | pt_PT |
dc.subject | New technologies | pt_PT |
dc.subject | School videos | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Produções visuais estudantis e inovação pedagógica: um estudo da ação pedagógica com recursos tecnológicos na escola | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Madeira para obtenção do grau Mestre em Ciências da Educação – Área Inovação Pedagógica | pt_PT |