Repository logo
 
Publication

Treino de força: uma proposta em contexto escolar

dc.contributor.authorRodrigues, Marçal
dc.contributor.authorCarvalho, M. L.
dc.contributor.authorCorreia, Ana Luisa
dc.date.accessioned2018-07-26T09:09:04Z
dc.date.available2018-07-26T09:09:04Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO desenvolvimento das capacidades motoras é parte integrante dos Programas Nacionais, onde a Educação Física poderá desempenhar um papel fundamental na sua otimização. No conjunto das capacidades motoras, a força parece ser uma das que menos se trabalha no contexto das aulas. O seu desenvolvimento pode contribuir substancialmente para a saúde e bem-estar dos alunos, sendo reconhecido como uma componente importante nos programas de atividade física para jovens. Atendendo aos seus benefícios é sem dúvida um tema que merece alguma atenção. Neste sentido, este artigo objetiva refletir acerca da importância do trabalho de força nos jovens, assim como apresentar um método e uma proposta de organização didática para desenvolver a força no contexto das aulas de Educação Física, tendo sempre como referência os objetivos presentes nos Programas Nacionais de Educação Física. O método apresentado vai ao encontro do treino intervalado de alta intensidade, recorrendo nomeadamente ao protocolo desenvolvido por Izumi Tabata, que consiste na realização de 8 ciclos de 20 segundos de alta intensidade, seguidos de 10 segundos de descanso ativo, com a duração de 4 minutos. Este método é de fácil aplicabilidade na escola, já que na atualidade existem um conjunto de aplicações gratuitas para os smartphones que permitem a sua rentabilização neste contexto. Esta proposta permite centrar a nossa prática em determinados objetivos, nomeadamente trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratórias e de força resistente simultaneamente, num curto espaço de tempo.pt_PT
dc.description.abstractThe development of motor skills is an integral part of the National Programs, where Physical Education can play a fundamental role in its optimization. In motor skills as a whole, strength seems to be one of the least worked in the classroom context. Its development can contribute substantially to the health and well-being of the students, being recognized as an important component in the programs of physical activity for young people. Given its benefits is undoubtedly a subject that deserves some attention. In this sense, this article aims to reflect on the importance of work force in young people, as well as to present a method and a proposal of didactic organization to develop strength in the context of Physical Education classes, always having as reference the objectives present in the National Programs Of Physical Education. The method presented is in line with high intensity interval training, using the protocol developed by Izumi Tabata, which consists of 8 cycles of 20 seconds of high intensity, followed by 10 seconds of active rest, lasting 4 minutes . This method is easily applicable in school, since at present there is a set of free applications for smartphones that allow their monetization in this context. This proposal allows us to focus our practice on certain objectives, namely to work and develop cardiorespiratory fitness and resilient strength simultaneously, in a short time.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-16-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2059
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectForçapt_PT
dc.subjectTreino intervaladopt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectJovenspt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.subjectStrengthpt_PT
dc.subjectInterval trainingpt_PT
dc.subjectPhysical educationpt_PT
dc.subjectYouthpt_PT
dc.subjectPhysical conditionpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleTreino de força: uma proposta em contexto escolarpt_PT
dc.title.alternativeStrength training: a proposal in a school contextpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage145pt_PT
oaire.citation.startPage136pt_PT
oaire.citation.titleSeminário internacional desporto e ciência 2017pt_PT
person.familyNameCorreia
person.givenNameAna Luisa Rodrigues Figueira de Sousa
person.identifier.ciencia-id3713-DC0D-DAA8
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication051ecc10-9e58-4acd-9829-22e9b347a2d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery051ecc10-9e58-4acd-9829-22e9b347a2d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Treino de força uma proposta em contexto escolar.pdf
Size:
520.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: