Publication
Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas?
dc.contributor.author | Gouveia, Maria Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2020-07-22T13:06:31Z | |
dc.date.available | 2020-07-22T13:06:31Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Os testes e as fichas de avaliação ditam os ritmos de trabalho nas escolas e constam dos instrumentos de trabalho mais respeitados da cultura escolar. Na verdade, as práticas de avaliação cingem-se, numa grande maioria dos casos, à aplicação de testes de natureza sumativa, cujos resultados são traduzidos em classificações, e assentam numa uma lógica de prestação de contas, ficando por explorar a sua dimensão formativa. Verifica-se a inexistência de uma articulação entre três processos fundamentais: a aprendizagem, a avaliação e o ensino. Apesar da ênfase atribuída aos processos de avaliação, porque é que não resultam em melhorias efetivas nas aprendizagens? O que faltará fazer para reverter a avaliação das aprendizagens, numa avaliação para as aprendizagens? Como criar uma “ponte” entre a avaliação e a aprendizagem? Reconhece-se a necessidade de mudança paradigmática, à qual subjaz uma nova filosofia de avaliação, entendida como um processo pedagógico indissociável da aprendizagem, segundo a qual a interação social entre os professores e os alunos assume uma nova dimensão. Contudo, esta mudança constitui um empreendimento deveras difícil, mas não impossível. A Escola da Ponte mostra que é possível fazer a diferença e adotar práticas de avaliação formativa, que visam sobretudo melhorar as aprendizagens, em articulação com uma avaliação sumativa, que não se resuma à vertente classificativa. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? O que podemos aprender com ela? | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? / Maria Fernanda Gouveia. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 269-279. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/2855 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.relation | Centro de Investigação em Educação | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Escolas | pt_PT |
dc.subject | Escola da Ponte | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Centro de Investigação em Educação | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 279 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 269 | pt_PT |
oaire.citation.title | O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Gouveia | |
person.givenName | Maria Fernanda Baptista Pestana Gouveia | |
person.identifier.ciencia-id | F011-DC6A-C754 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8354-5046 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2 | |
relation.isProjectOfPublication | b1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | b1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Criar uma ponte entre a avaliação e a aprendizagemFernandaGouveia.pdf
- Size:
- 2.98 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format