Repository logo
 
Publication

Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas?

dc.contributor.authorGouveia, Maria Fernanda
dc.date.accessioned2020-07-22T13:06:31Z
dc.date.available2020-07-22T13:06:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs testes e as fichas de avaliação ditam os ritmos de trabalho nas escolas e constam dos instrumentos de trabalho mais respeitados da cultura escolar. Na verdade, as práticas de avaliação cingem-se, numa grande maioria dos casos, à aplicação de testes de natureza sumativa, cujos resultados são traduzidos em classificações, e assentam numa uma lógica de prestação de contas, ficando por explorar a sua dimensão formativa. Verifica-se a inexistência de uma articulação entre três processos fundamentais: a aprendizagem, a avaliação e o ensino. Apesar da ênfase atribuída aos processos de avaliação, porque é que não resultam em melhorias efetivas nas aprendizagens? O que faltará fazer para reverter a avaliação das aprendizagens, numa avaliação para as aprendizagens? Como criar uma “ponte” entre a avaliação e a aprendizagem? Reconhece-se a necessidade de mudança paradigmática, à qual subjaz uma nova filosofia de avaliação, entendida como um processo pedagógico indissociável da aprendizagem, segundo a qual a interação social entre os professores e os alunos assume uma nova dimensão. Contudo, esta mudança constitui um empreendimento deveras difícil, mas não impossível. A Escola da Ponte mostra que é possível fazer a diferença e adotar práticas de avaliação formativa, que visam sobretudo melhorar as aprendizagens, em articulação com uma avaliação sumativa, que não se resuma à vertente classificativa. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? O que podemos aprender com ela?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCriar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? / Maria Fernanda Gouveia. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 269-279.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2855
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeira, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.relationCentro de Investigação em Educação
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEscolaspt_PT
dc.subjectEscola da Pontept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleCriar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas?pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentro de Investigação em Educação
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F04083%2F2019/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage279pt_PT
oaire.citation.startPage269pt_PT
oaire.citation.titleO professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparadapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameGouveia
person.givenNameMaria Fernanda Baptista Pestana Gouveia
person.identifier.ciencia-idF011-DC6A-C754
person.identifier.orcid0000-0001-8354-5046
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery78799a45-0439-4121-bac7-e46485f897b2
relation.isProjectOfPublicationb1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb1850bcf-f2ec-4821-b683-6374bb2354a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Criar uma ponte entre a avaliação e a aprendizagemFernandaGouveia.pdf
Size:
2.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format