Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.98 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os testes e as fichas de avaliação ditam os ritmos de trabalho nas escolas e constam dos instrumentos de trabalho mais respeitados da cultura escolar. Na verdade, as práticas de avaliação cingem-se, numa grande maioria dos casos, à aplicação de testes de natureza sumativa, cujos resultados são traduzidos em classificações, e assentam numa uma lógica de prestação de contas, ficando por explorar a sua dimensão formativa. Verifica-se a inexistência de uma articulação entre três processos fundamentais: a aprendizagem, a avaliação e o ensino. Apesar da ênfase atribuída aos processos de avaliação, porque é que não resultam em melhorias efetivas nas aprendizagens? O que faltará fazer para reverter a avaliação das aprendizagens, numa avaliação para as aprendizagens? Como criar uma “ponte” entre a avaliação e a aprendizagem? Reconhece-se a necessidade de mudança paradigmática, à qual subjaz uma nova filosofia de avaliação, entendida como um processo pedagógico indissociável da aprendizagem, segundo a qual a interação social entre os professores e os alunos assume uma nova dimensão. Contudo, esta mudança constitui um empreendimento deveras difícil, mas não impossível. A Escola da Ponte mostra que é possível fazer a diferença e adotar práticas de avaliação formativa, que visam sobretudo melhorar as aprendizagens, em articulação com uma avaliação sumativa, que não se resuma à vertente classificativa. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? O que podemos aprender com ela?
Description
Keywords
Educação Avaliação Aprendizagem Escolas Escola da Ponte . Faculdade de Ciências Sociais
Citation
Criar uma "ponte" entre a avaliação e a aprendizagem. O que diferencia a Escola da Ponte de muitas outras escolas? / Maria Fernanda Gouveia. - In: O professor do século XXI em perspetiva comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis: atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada / org. Nuno Fraga. - Funchal: CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação, 2019. - ISBN 978-989-54390-1-0. - p. 269-279.
Publisher
Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação