Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoBiancaAscensão.pdf5.84 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Encare-se o presente relatório de estágio como uma representação sintetizada de todas as experiências efetivadas ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Organizado em três partes distintas que se relacionam, nomeadamente o enquadramento teórico, o enquadramento metodológico e a intervenção pedagógica, através do presente relatório visa-se situar, partilhar, descrever e refletir criticamente acerca das práticas implementadas. Estas realizaram-se na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com o grupo Arco-Íris e na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, com as turmas do 2.º A e 3.º A. Tornando-se clara a necessidade de uma intencionalidade pedagógica na ação educativa, seguiu-se a metodologia da investigação-ação nas valências Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que se procurou dar resposta às questões “Como desenvolver nas crianças do grupo Arco-Íris competências de convivência democrática e cidadania?” e “Como desenvolver nos alunos do 2.º A competências a nível da escrita?”, respetivamente. Deste modo, este relatório é o culminar de vários momentos pedagógicos que emergiram da delineação e implementação de diversas estratégias que, por sua vez, foram desenvolvidas em consonância com a revisão da literatura apresentada e objetivaram a promoção de uma aprendizagem significativa a todas as crianças.
This internship report represents all the experiences gained through the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, in a synthetized way. Segmented into three sections, namely the theoretical groundwork, the methodological framework and pedagogical intervention, this present study seeks to situate, share, describe, critically reflect and to develop a better understanding of the implemented practices. The field work happened at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, with the children forming the Arco-Íris group and at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Nazaré, with the children constituting classrooms 2nd A and 3rd A. Becoming clear the need for a pedagogical intentionality in educational, this report followed the methodology Action Research in Preschool and 1st Cycle of Elementary School, and sought to answer the following questions: “How to develop there children of the Arco-Íris group in competencies of democratic coexistence and citizenship?”, as well as “How to develop the writing skills of the 2nd A students?”, respectively. Thus, this report is the culmination of various pedagogical moments that emerged from the delineation and implementation of various strategies that, in turn, were developed in line with the literature review presented and aimed at promoting meaningful learning for all children.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Intervenção pedagógica Investigação-ação Reflexão Aprendizagem significativa Pre-school Education 1st Cycle of Basic Education Pedagogical intervention Action research Reflection Meaningful learning Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License