Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoLoreneRodrigues.pdf2.01 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio foi realizado para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo representa o culminar de toda a prática pedagógica, realizada numa sala de Pré-Escolar na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Lombada, São Martinho, onde foi possível enriquecer e fortalecer a experiência profissional e pessoal através da aprendizagem e de vivências próprias do contexto de Educação Pré-Escolar. Ao longo do relatório podemos encontrar uma componente mais teórica e científica, que constitui um corpus teórico onde consta um enquadramento teórico, um enquadramento metodológico, em que se privilegia a metodologia de investigação-ação, e os pressupostos teóricos que sustentaram toda a prática. Posteriormente, e porque as crianças foram o foco de toda a intervenção, é reservada uma componente destinada a abordar a praxis pedagógica, com vista a expor o desenrolar da mesma com o grupo de crianças da Sala Laranja, descrevendo, refletindo e avaliando formativamente o processo da prática profissional para que se possa entender o trabalho desenvolvido. Finalmente, e em jeito de conclusão, é realizada uma reflexão crítica que compreende toda a prática pedagógica, e são também tecidas as considerações finais, onde é enaltecida a importância deste estágio em prol da evolução e desenvolvimento da prática profissional docente, mais especificamente do Educador de Infância.

Description

Keywords

Prática pedagógica Educação Pré-escolar Crianças Desenvolvimento Investigação-ação Educador de infância Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License