Repository logo
 
Publication

As novas tecnologias no quotidiano do professor de educação física

dc.contributor.authorRodrigues, Ana
dc.contributor.authorLopes, Hélder
dc.date.accessioned2018-07-20T11:05:52Z
dc.date.available2018-07-20T11:05:52Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO impacto e utilização das novas tecnologias no nosso quotidiano é evidente, contudo a utilização destas ferramentas e instrumentos no exercício da atividade profissional no domínio da atividade física é ainda muito condicionada. Deste modo pretende-se assim, caracterizar a utilização de novas tecnologias pelos profissionais de atividade física, nomeadamente professores de Educação Física, bem como apresentar algumas proposta e reflexões sobre a utilização e rentabilização das novas tecnologias. Neste trabalho, recorreu-se a duas metodologias: (i) grupos de focus com o intuito de caracterizar e compreender a utilização das novas tecnologias (constituída por 9 de ambos os sexos, com uma média de idades de 35,31±3,44) e (ii) grupos de debate, para conceção e análise de propostas de utilização das novas tecnologias no contexto da atividade física (constituído por experts, alunos da licenciatura em Educação Física e do Mestrado em Ensino de Educação Física e Desporto). Como principais resultados destaca-se a utilização muito condicionada das novas tecnologias no contexto laboral pelos profissionais da atividade física, embora seja um a realidade na sua vida pessoal. Os profissionais da atividade física inquiridos, referem como principais entraves a aplicação em contexto laboral: (i) a falta de conhecimento, (ii) de formação, (iii) limitações espaciais e de (iv) recursos materiais. No entanto, as potencialidades destes instrumentos, é igualmente reconhecida pela sua acessibilidade, motivação e incentivo para o utilizador. A elaboração de propostas de intervenção, considerou a rentabilização de meios, a acessibilidades e do baixo custo, sendo centrados nos conteúdos, conhecimentos e competências inerentes a atividade física, contudo o seu sucesso é um aspeto que carece de testagem e adaptabilidade as especificidades de cada realidade, estando a sua aplicabilidade e avaliação a decorrer.pt_PT
dc.description.abstractThe impact and use of new technologies in our daily life is evident, however, the use of these tools and instruments in the exercise of professional activity in the field of physical activity is still very conditioned. In this way, it is intended to characterize the use of new technologies by physical activity professionals, namely Physical Education teachers, as well as to present some proposals and reflections on the use and profitability of new technologies. In this work, two methodologies were used: (i) focus groups with the purpose of characterizing and understanding the use of new technologies (consisting of 9 of both sexes, with a mean age of 35.31 ± 3.44 ) and (ii) discussion groups for the design and analysis of proposals for the use of new technologies in the context of physical activity (consisting of experts, undergraduate students in Physical Education and Masters in Physical Education and Sports Education). The main results highlight the very conditioned use of new technologies in the labor context by physical activity professionals, although it is a reality in their personal life. Physical activity professionals interviewed refer to the main obstacles to application in a work context: (i) lack of knowledge, (ii) training, (iii) space limitations and (iv) material resources. However, the potential of these instruments is also recognized by their accessibility, motivation and incentive for the user. The elaboration of proposals for intervention, considered the profitability of means, accessibility and low cost, focusing on the contents, knowledge and skills inherent to physical activity, however their success is an aspect that needs testing and adaptability the specifics of each reality, and its applicability and evaluation are ongoing.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8805-16-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2048
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.subjectNovas tecnologiaspt_PT
dc.subjectProfissionais de atividade físicapt_PT
dc.subjectPropostaspt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectNew technologiespt_PT
dc.subjectPhysical activity professionalspt_PT
dc.subjectProposalspt_PT
dc.subjectAttitudept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleAs novas tecnologias no quotidiano do professor de educação físicapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage42pt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.titleSeminário internacional desporto e ciência 2017pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameLopes
person.givenNameAna
person.givenNameHelder
person.identifier.orcid0000-0003-1675-984X
person.identifier.orcid0000-0002-1388-9473
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication76520f0b-1d4b-4ec4-9361-edc4f71e07df
relation.isAuthorOfPublication2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2913bb3a-a080-43db-90aa-30cd207f427b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
As novas tecnologias no quotidiano do profissional de Atividade Física.pdf
Size:
333.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: