Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As novas tecnologias no quotidiano do professor de educação física

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O impacto e utilização das novas tecnologias no nosso quotidiano é evidente, contudo a utilização destas ferramentas e instrumentos no exercício da atividade profissional no domínio da atividade física é ainda muito condicionada. Deste modo pretende-se assim, caracterizar a utilização de novas tecnologias pelos profissionais de atividade física, nomeadamente professores de Educação Física, bem como apresentar algumas proposta e reflexões sobre a utilização e rentabilização das novas tecnologias. Neste trabalho, recorreu-se a duas metodologias: (i) grupos de focus com o intuito de caracterizar e compreender a utilização das novas tecnologias (constituída por 9 de ambos os sexos, com uma média de idades de 35,31±3,44) e (ii) grupos de debate, para conceção e análise de propostas de utilização das novas tecnologias no contexto da atividade física (constituído por experts, alunos da licenciatura em Educação Física e do Mestrado em Ensino de Educação Física e Desporto). Como principais resultados destaca-se a utilização muito condicionada das novas tecnologias no contexto laboral pelos profissionais da atividade física, embora seja um a realidade na sua vida pessoal. Os profissionais da atividade física inquiridos, referem como principais entraves a aplicação em contexto laboral: (i) a falta de conhecimento, (ii) de formação, (iii) limitações espaciais e de (iv) recursos materiais. No entanto, as potencialidades destes instrumentos, é igualmente reconhecida pela sua acessibilidade, motivação e incentivo para o utilizador. A elaboração de propostas de intervenção, considerou a rentabilização de meios, a acessibilidades e do baixo custo, sendo centrados nos conteúdos, conhecimentos e competências inerentes a atividade física, contudo o seu sucesso é um aspeto que carece de testagem e adaptabilidade as especificidades de cada realidade, estando a sua aplicabilidade e avaliação a decorrer.
The impact and use of new technologies in our daily life is evident, however, the use of these tools and instruments in the exercise of professional activity in the field of physical activity is still very conditioned. In this way, it is intended to characterize the use of new technologies by physical activity professionals, namely Physical Education teachers, as well as to present some proposals and reflections on the use and profitability of new technologies. In this work, two methodologies were used: (i) focus groups with the purpose of characterizing and understanding the use of new technologies (consisting of 9 of both sexes, with a mean age of 35.31 ± 3.44 ) and (ii) discussion groups for the design and analysis of proposals for the use of new technologies in the context of physical activity (consisting of experts, undergraduate students in Physical Education and Masters in Physical Education and Sports Education). The main results highlight the very conditioned use of new technologies in the labor context by physical activity professionals, although it is a reality in their personal life. Physical activity professionals interviewed refer to the main obstacles to application in a work context: (i) lack of knowledge, (ii) training, (iii) space limitations and (iv) material resources. However, the potential of these instruments is also recognized by their accessibility, motivation and incentive for the user. The elaboration of proposals for intervention, considered the profitability of means, accessibility and low cost, focusing on the contents, knowledge and skills inherent to physical activity, however their success is an aspect that needs testing and adaptability the specifics of each reality, and its applicability and evaluation are ongoing.

Description

Keywords

Novas tecnologias Profissionais de atividade física Propostas Atitude New technologies Physical activity professionals Proposals Attitude . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Madeira

CC License