Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM

dc.contributor.authorAndrade, Cláudia
dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.date.accessioned2021-07-05T10:17:52Z
dc.date.available2021-07-05T10:17:52Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEmotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and burnout. The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and the Maslach burnout inventory (MBI). In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence. To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions are higher is the emotional exhaustion.pt_PT
dc.description.abstractA inteligência emocional é a capacidade de perceber, usar, conhecer e regular as emoções para facilitar o pensamento (Mayer & Salovey, 1997). Já o conceito de Burnout é a expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia (França, 1987, citado por, Carlotto, 2012). Este estudo teve como objetivos compreender a inteligência emocional percebida como fator de proteção face ao burnout, bem como estudar as relações entre a inteligência emocional e o bur nout. No estudo participaram 250 professores do 2º ciclo (26.4%), 3º ciclo (57.2%) e Secundário (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Como instrumentos usámos um Questionário de Dados Sócio-Demográficos e Profissionais, o Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24), o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). No estudo realizado não se encontrou evidências de que o estado civil, idade, tempo de serviço e nível de ensino lecionado influencie a inteligência emocional e o burnout. Somente o género pare ceu influenciar a inteligência emocional. Para confirmar a relação estatística entre a inteligência emocional e o burnout foi realizado um teste de correlação de Spearman entre as variáveis e concluiu-se que quanto maior a reparação das emoções, menor é a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a reavaliação das emoções, maior a exaustão emocional.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAndrade, C., & Franco, G. (2014). Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Seundário da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 6(1), 417-426. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761pt_PT
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3509
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEmotional intelligencept_PT
dc.subjectBurnoutpt_PT
dc.subjectTeacherpt_PT
dc.subjectEmotional expressivenesspt_PT
dc.subjectEmotional regulationpt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectExpressividade emocionalpt_PT
dc.subjectRegulação emocionalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAMpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage426pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage417pt_PT
oaire.citation.titleInternational Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología.pt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
person.familyNameFranco
person.givenNameMaria da Glória
person.identifier385292
person.identifier.ciencia-id0410-D39E-6784
person.identifier.orcid0000-0001-8634-9120
person.identifier.scopus-author-id56970566700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º ciclos .pdf
Size:
169.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format