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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Emotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to
describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by
Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective
factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and
burnout.
The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and
Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of
Madeira (RAM), Portugal.
As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and
the Maslach burnout inventory (MBI).
In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence.
To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used
Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of
emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions
are higher is the emotional exhaustion.
A inteligência emocional é a capacidade de perceber, usar, conhecer e regular as emoções para facilitar o pensamento (Mayer & Salovey, 1997). Já o conceito de Burnout é a expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia (França, 1987, citado por, Carlotto, 2012). Este estudo teve como objetivos compreender a inteligência emocional percebida como fator de proteção face ao burnout, bem como estudar as relações entre a inteligência emocional e o bur nout. No estudo participaram 250 professores do 2º ciclo (26.4%), 3º ciclo (57.2%) e Secundário (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Como instrumentos usámos um Questionário de Dados Sócio-Demográficos e Profissionais, o Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24), o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). No estudo realizado não se encontrou evidências de que o estado civil, idade, tempo de serviço e nível de ensino lecionado influencie a inteligência emocional e o burnout. Somente o género pare ceu influenciar a inteligência emocional. Para confirmar a relação estatística entre a inteligência emocional e o burnout foi realizado um teste de correlação de Spearman entre as variáveis e concluiu-se que quanto maior a reparação das emoções, menor é a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a reavaliação das emoções, maior a exaustão emocional.
A inteligência emocional é a capacidade de perceber, usar, conhecer e regular as emoções para facilitar o pensamento (Mayer & Salovey, 1997). Já o conceito de Burnout é a expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia (França, 1987, citado por, Carlotto, 2012). Este estudo teve como objetivos compreender a inteligência emocional percebida como fator de proteção face ao burnout, bem como estudar as relações entre a inteligência emocional e o bur nout. No estudo participaram 250 professores do 2º ciclo (26.4%), 3º ciclo (57.2%) e Secundário (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Como instrumentos usámos um Questionário de Dados Sócio-Demográficos e Profissionais, o Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24), o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). No estudo realizado não se encontrou evidências de que o estado civil, idade, tempo de serviço e nível de ensino lecionado influencie a inteligência emocional e o burnout. Somente o género pare ceu influenciar a inteligência emocional. Para confirmar a relação estatística entre a inteligência emocional e o burnout foi realizado um teste de correlação de Spearman entre as variáveis e concluiu-se que quanto maior a reparação das emoções, menor é a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a reavaliação das emoções, maior a exaustão emocional.
Description
Keywords
Emotional intelligence Burnout Teacher Emotional expressiveness Emotional regulation Inteligência emocional Professor Expressividade emocional Regulação emocional . Faculdade de Artes e Humanidades
Citation
Andrade, C., & Franco, G. (2014). Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Seundário da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 6(1), 417-426. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761
Publisher
Asociación INFAD