Repository logo
 
Publication

Validação da escala de Mobbing docente: análise fatorial exploratória e confirmatória

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.authorAgrela, Sara
dc.contributor.authorPocinho, Margarida
dc.contributor.authorSales, Sofia
dc.contributor.authorGarcês, Soraia
dc.contributor.authorAgrela, Sara
dc.contributor.authorPocinho, Margarida
dc.contributor.authorGarcês, Soraia
dc.date.accessioned2025-09-16T10:23:43Z
dc.date.available2025-09-16T10:23:43Z
dc.date.issued2025-06
dc.description.abstractO mobbing é um fator de risco para a saúde mental dos docentes. Entidades internacionais têm realizado recomendações com vista à adoção de estratégias de prevenção e promoção da saúde mental nos contextos profissionais. Esta investigação objetivou validar a Escala de Mobbing Docente (EMB), através da análise fatorial exploratória (AFE) e da fatorial confirmatória (AFC). A amostra foi de 196 docentes, com idades entre os 21 e os 66 anos, sendo 79% do género feminino. A AFE revelou três fatores que explicam 65% da variância do construto. A consistência interna obteve valores muito bons (α >.80). A análise fatorial confirmatória (AFC) apresentou uma qualidade de ajuste adequada e confirmou a estrutura fatorial da AFE de três fatores: F 1=“desvalorização social”; F2=“manipulação perversa das tarefas e funções” e F3=“humilhação pessoal e familiar”). Conclui-se que a Escala de Mobbing Docente é adequada para avaliação do mobbing em professores portugueses.por
dc.description.abstractMobbing can be a risk factor for teachers' mental health. International entities have made recommendations to the need of adopting strategies for the prevention and promotion of mental health in professional contexts. This investigation aimed to validate the Teacher Mobbing Scale (MBS) through exploratory factor analysis (EFA) and confirmatory factor analysis (AFC). The sample consisted of 196 teachers, aged between 21 and 66 years old, 79% of whom were female. The EFA revealed three factors that explain 65% of the construct variance. Internal consistency obtained very good values (α >.80). Confirmatory factor analysis (CFA) showed adequate goodness-of-fit and confirmed the factor structure of the three-factor from EFA: F1=“social devaluation”; F2=“perverse manipulation of tasks and functions” and F3=“personal and family humiliation”. Concluding the Teacher Mobbing Scale can be suitable for assessing mobbing in Portuguese teachers.eng
dc.identifier.doi10.21865/ridep76.2.08
dc.identifier.issn1135-3848
dc.identifier.issn2183-6051
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/7383
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectMobbing
dc.subjectEstudo de validação
dc.subjectAnálise fatorial exploratória
dc.subjectAnálise fatorial confirmatória
dc.subjectDocentes
dc.subjectValidation study
dc.subjectExploratory factor analysis
dc.subjectConfirmatory factor analysis
dc.subjectTeachers
dc.subject.
dc.subjectEscola Superior de Tecnologias e Gestão
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidades
dc.titleValidação da escala de Mobbing docente: análise fatorial exploratória e confirmatóriapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage104
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage93
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica
oaire.citation.volume76
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAgrela
person.familyNamePocinho
person.familyNameGarcês
person.givenNameSara
person.givenNameMargarida
person.givenNameSoraia
person.identifier.ciencia-idA81A-19B3-DCCD
person.identifier.orcid0000-0003-3541-5575
person.identifier.orcid0000-0002-9898-7143
person.identifier.orcid0000-0002-2970-9078
person.identifier.ridN-4404-2016
person.identifier.scopus-author-id56740920100
relation.isAuthorOfPublicationee77e279-3647-4465-b612-ae4d8bba8f97
relation.isAuthorOfPublication73870be0-4b71-43ae-ad11-674e3af961b2
relation.isAuthorOfPublication7c34b28b-fc72-409e-ac46-f80888f80616
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryee77e279-3647-4465-b612-ae4d8bba8f97

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Validação da Escala de Mobbing Docente.pdf
Size:
355.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: