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Validação da escala de Mobbing docente: análise fatorial exploratória e confirmatória

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O mobbing é um fator de risco para a saúde mental dos docentes. Entidades internacionais têm realizado recomendações com vista à adoção de estratégias de prevenção e promoção da saúde mental nos contextos profissionais. Esta investigação objetivou validar a Escala de Mobbing Docente (EMB), através da análise fatorial exploratória (AFE) e da fatorial confirmatória (AFC). A amostra foi de 196 docentes, com idades entre os 21 e os 66 anos, sendo 79% do género feminino. A AFE revelou três fatores que explicam 65% da variância do construto. A consistência interna obteve valores muito bons (α >.80). A análise fatorial confirmatória (AFC) apresentou uma qualidade de ajuste adequada e confirmou a estrutura fatorial da AFE de três fatores: F 1=“desvalorização social”; F2=“manipulação perversa das tarefas e funções” e F3=“humilhação pessoal e familiar”). Conclui-se que a Escala de Mobbing Docente é adequada para avaliação do mobbing em professores portugueses.
Mobbing can be a risk factor for teachers' mental health. International entities have made recommendations to the need of adopting strategies for the prevention and promotion of mental health in professional contexts. This investigation aimed to validate the Teacher Mobbing Scale (MBS) through exploratory factor analysis (EFA) and confirmatory factor analysis (AFC). The sample consisted of 196 teachers, aged between 21 and 66 years old, 79% of whom were female. The EFA revealed three factors that explain 65% of the construct variance. Internal consistency obtained very good values (α >.80). Confirmatory factor analysis (CFA) showed adequate goodness-of-fit and confirmed the factor structure of the three-factor from EFA: F1=“social devaluation”; F2=“perverse manipulation of tasks and functions” and F3=“personal and family humiliation”. Concluding the Teacher Mobbing Scale can be suitable for assessing mobbing in Portuguese teachers.

Description

Keywords

Mobbing Estudo de validação Análise fatorial exploratória Análise fatorial confirmatória Docentes Validation study Exploratory factor analysis Confirmatory factor analysis Teachers . Escola Superior de Tecnologias e Gestão Faculdade de Artes e Humanidades

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Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica

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