Publication
O que dizem os estudantes sobre papel de gĂȘnero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira
dc.contributor.author | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Dias, Alfrancio Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2022-07-25T13:04:03Z | |
dc.date.available | 2022-07-25T13:04:03Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma anĂĄlise da subcategoria de papel de gĂȘnero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre âVozes dos estudantes universitĂĄrios sobre a diversidade sexual e de gĂȘnero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagĂłgica.â Em termos metodolĂłgicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionĂĄrio com questĂ”es abertas e fechadas e o visionamento de um vĂdeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a anĂĄlise de conteĂșdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de papel de gĂȘnero e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Utilizam expressĂ”es idĂȘnticas quando fazem consideraçÔes valorativas sobre este conceito. No entanto verifica-se que hĂĄ um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussĂŁo deste tema. Em oposição, as respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam a pouca adesĂŁo a essa iniciativa. TambĂ©m se observa que a maioria dos ex-estudantes da UFS tem uma forte consciĂȘncia dos constrangimentos que a vivĂȘncia do papel de gĂȘnero acarreta, fora dos padrĂ”es sociais estereotipados. Isso pode ser justificado por experienciarem contextos sociais predominantemente paternalistas, com a presença de tabus sobre esta temĂĄtica e que dificulta principalmente as mulheres na livre vivĂȘncia do seu gĂȘnero. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article presents an analysis of the gender role subcategory and is part of a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on âVoices of university students on sexual diversity and gender, its relationship with co-education and pedagogical innovation.â We used a qualitative methodology; we applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a video on the subject. We did the content analysis of the data. The compared results show that both former students from the University of Madeira and those from the Federal University of Sergipe value the concept of gender role and recognize the need to discuss it. They use similar expressions when making evaluative considerations about this concept. However, it appears that there is greater involvement of former students from the Federal University of Sergipe in the discussion of this topic. In contrast, the responses of former students at the University of Madeira confirm the lack of adherence to this initiative. We also observed that the majority of former UFS students are strongly aware of the constraints on experiencing the gender role, outside of stereotyped social standards. This can be explained by the fact that they experience predominantly paternalistic social contexts, with the presence of taboos on this topic, which mainly hinders women in the free experience of their gender. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | BrazĂŁo, J. P. G., & Dias, A. F. (2021). O que dizem os estudantes sobre papel de gĂȘnero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira. Nuances: estudos sobre Educação, 32(00), 021002. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.32930/nuances.v32i00.9115 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/4459 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Departamento de Educação Universidade Estadual Paulista, UNESP | pt_PT |
dc.relation | 2014 - Strategic Project | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.subject | Papel de gĂȘnero | pt_PT |
dc.subject | Academia | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Diversity | pt_PT |
dc.subject | Gender role | pt_PT |
dc.subject | Academy | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.title | O que dizem os estudantes sobre papel de gĂȘnero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | 2014 - Strategic Project | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI4083%2F2014/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Brasil | pt_PT |
oaire.citation.issue | 00 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | e021002 | pt_PT |
oaire.citation.title | Nuances: estudos sobre Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 32 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | BrazĂŁo | |
person.familyName | Dias | |
person.givenName | José Paulo Gomes | |
person.givenName | Alfrancio | |
person.identifier | BrazĂŁo, P. | |
person.identifier.ciencia-id | 0E13-0868-B5E2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3575-4366 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5562-0085 | |
person.identifier.rid | F-9989-2017 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a CiĂȘncia e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isAuthorOfPublication | f7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e | |
relation.isProjectOfPublication | 8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- O que dizem os estudantes sobre papel de gĂȘnero.pdf
- Size:
- 530.73 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: