Repository logo
 
Publication

O que dizem os estudantes sobre papel de gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira

dc.contributor.authorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorDias, Alfrancio Ferreira
dc.date.accessioned2022-07-25T13:04:03Z
dc.date.available2022-07-25T13:04:03Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma análise da subcategoria de papel de gênero, no decurso de um estudo comparativo na Universidade da Madeira, UMa (Portugal) e na Universidade Federal de Sergipe, UFS (Brasil) sobre “Vozes dos estudantes universitários sobre a diversidade sexual e de gênero, sua relação com a coeducação e com a inovação pedagógica.” Em termos metodológicos foi adotada uma abordagem qualitativa, com aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas e o visionamento de um vídeo curto de enquadramento do tema. Foi feita a análise de conteúdo aos dados obtidos. Os resultados comparados mostram que tanto os ex-estudantes da UMa como os da UFS valorizam o conceito de papel de gênero e reconhecem a necessidade de discuti-lo. Utilizam expressões idênticas quando fazem considerações valorativas sobre este conceito. No entanto verifica-se que há um envolvimento maior dos ex-estudantes da Universidade Federal de Sergipe na discussão deste tema. Em oposição, as respostas dos ex-estudantes na Universidade da Madeira confirmam a pouca adesão a essa iniciativa. Também se observa que a maioria dos ex-estudantes da UFS tem uma forte consciência dos constrangimentos que a vivência do papel de gênero acarreta, fora dos padrões sociais estereotipados. Isso pode ser justificado por experienciarem contextos sociais predominantemente paternalistas, com a presença de tabus sobre esta temática e que dificulta principalmente as mulheres na livre vivência do seu gênero.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents an analysis of the gender role subcategory and is part of a comparative study at the University of Madeira, UMa (Portugal) and the Federal University of Sergipe, UFS (Brazil) on “Voices of university students on sexual diversity and gender, its relationship with co-education and pedagogical innovation.” We used a qualitative methodology; we applied a questionnaire with open and closed questions and the viewing of a video on the subject. We did the content analysis of the data. The compared results show that both former students from the University of Madeira and those from the Federal University of Sergipe value the concept of gender role and recognize the need to discuss it. They use similar expressions when making evaluative considerations about this concept. However, it appears that there is greater involvement of former students from the Federal University of Sergipe in the discussion of this topic. In contrast, the responses of former students at the University of Madeira confirm the lack of adherence to this initiative. We also observed that the majority of former UFS students are strongly aware of the constraints on experiencing the gender role, outside of stereotyped social standards. This can be explained by the fact that they experience predominantly paternalistic social contexts, with the presence of taboos on this topic, which mainly hinders women in the free experience of their gender.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrazão, J. P. G., & Dias, A. F. (2021). O que dizem os estudantes sobre papel de gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeira. Nuances: estudos sobre Educação, 32(00), 021002.pt_PT
dc.identifier.doi10.32930/nuances.v32i00.9115pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4459
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherDepartamento de Educação Universidade Estadual Paulista, UNESPpt_PT
dc.relation2014 - Strategic Project
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectPapel de gêneropt_PT
dc.subjectAcademiapt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectDiversitypt_PT
dc.subjectGender rolept_PT
dc.subjectAcademypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO que dizem os estudantes sobre papel de gênero: um estudo comparativo na Universidade Federal de Sergipe e na Universidade da Madeirapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitle2014 - Strategic Project
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI4083%2F2014/PT
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.issue00pt_PT
oaire.citation.startPagee021002pt_PT
oaire.citation.titleNuances: estudos sobre Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameBrazão
person.familyNameDias
person.givenNameJosé Paulo Gomes
person.givenNameAlfrancio
person.identifierBrazão, P.
person.identifier.ciencia-id0E13-0868-B5E2
person.identifier.orcid0000-0003-3575-4366
person.identifier.orcid0000-0002-5562-0085
person.identifier.ridF-9989-2017
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isAuthorOfPublicationf7778e97-2fda-4cca-9906-e79667ad16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery69e6d9ab-099e-4bc9-a985-6fa734ea6e0e
relation.isProjectOfPublication8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O que dizem os estudantes sobre papel de gênero.pdf
Size:
530.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: