Repository logo
 
Publication

Recursos didáticos na aula de matemática: contributos para o processo de ensino e aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Sónia Matilde Pinto Correia
dc.contributor.authorSilva, Sandra Gouveia da
dc.date.accessioned2022-01-28T11:53:13Z
dc.date.available2022-01-28T11:53:13Z
dc.date.issued2021-11-24
dc.description.abstractA Prática de Ensino Supervisionada (PES) assume particular relevo na formação didática dos futuros profissionais da área da educação, sendo estes, os principais agentes em toda a ação educativa. Contudo, é de suma importância empreender práticas pedagógicas que fomentem, no discente, competências fundamentais para que este se torne um cidadão ativo na sociedade, capacitado para resolver múltiplos e diversos problemas. Este trabalho descreve toda a atividade implementada no âmbito da PES, unidade curricular do Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, numa escola da Região Autónoma da Madeira (RAM), no ano letivo 2020/2021. Para melhor compreensão acerca dos contributos da utilização de recursos didáticos na aula de Matemática para o processo de ensino e aprendizagem, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa, de âmbito interpretativo, nas duas turmas atribuídas para o exercício da prática de ensino. Neste contexto, foram implementadas algumas atividades de cariz exploratório e investigativo. Na referida investigação foi fundamental perceber quais as orientações curriculares refletidas nos referenciais curriculares, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais, e programas da disciplina de Matemática (agora revogados), relativamente ao uso de recursos didáticos, e que servem de base e orientação da prática pedagógica docente. O modelo Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) serviu para a compreensão das competências necessárias ao professor para dinamizar aulas de Matemática mais motivadoras e eficientes com recursos didáticos tecnológicos. Os resultados apontam que o uso de recursos didáticos facilitou a tarefa do professor, permitindo a este obter novos conhecimentos, nomeadamente ao nível das tecnologias, fomentando o pensamento, raciocínio, linguagem e comunicação matemática, bem como o espírito crítico do aluno, proficiências essenciais ao aluno do século XXI.pt_PT
dc.description.abstractThe Supervised Teaching Practice (PES) admit special relevance in didactic training of the future professionals at education area, who are the main agents in all educational action. However, it is extremely important to undertake pedagogical practices that foster, in the student, important skills so that this on becomes an active citizen in society, capable of solving multiple and diverse problems. This work describes all the activity implemented within the scope of PES, course unit of the Master's Degree in Mathematics Teaching in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education, in a school in the Autonomous Region of Madeira (RAM), in the academic year 2020/2021. For a better understanding of the contributions of the use of didactic resources in the Mathematics class for the teaching and learning process, a qualitative investigation was carried out, with an interpretative scope, in the two classes assigned to the exercise of teaching practice. In this context, some exploratory and investigative activities were implemented. In this research, it was essential to understand which curricular guidelines are reflected on the curricular referentials, namely in Essential Learnings, and Mathematics discipline programs (now revoked), in relation to the use of teaching resources, and which serve as the basis and guidance in the teaching pedagogical practice. The Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) model served to understand the skills needed by the teacher to dynamize more motivating and efficient Mathematics classes with technological didactic resources. The results show that the use of didactic resources facilitated the teacher's task, allowing him to obtain new knowledge, namely in terms of technologies, promoting the student's thinking, reasoning, language, mathematical communication, as well as the student's critical spirit, essential skills for the 21st century student.pt_PT
dc.identifier.tid202909778pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4019
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecursos didáticospt_PT
dc.subjectTPACKpt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.subjectPESpt_PT
dc.subjectContributos ensino/aprendizagempt_PT
dc.subjectDidactic resourcespt_PT
dc.subjectMath learningpt_PT
dc.subjectContributions teaching/learningpt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleRecursos didáticos na aula de matemática: contributos para o processo de ensino e aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Versão Final.pdf
Size:
5.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format