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Authors
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Abstract(s)
Este estudo pleiteia a discussão acerca do conhecimento concreto da criança que
aprende com mais autonômia, como ferramenta indispensável para construir práticas
pedagógicas inovadoras, tendo o docente como seu mediador. No intuito de
compreender a inovação pedagógica o locus pesquisado foi o Grupo Escolar Luís Viana
Filho localizada no município de Ibirapitanga - Bahia - Brasil, na tentativa de
compreender os saberes e as práxis utilizadas como valorização do saber científico.
Trata-se de uma pesquisa etnográfica, na qual se compreende a criança e o docente
como sujeitos protagonistas do processo de construção efetiva de saberes, percebendo a
importância da escola como um dos ambientes propiciadores da construção de
aprendizagens. Os resultados permitiram refletir acerca da postura tanto dos alunos
quanto do professor no desenvolvimento do cotidiano da sala de aula, valorizando os
diversos ambientes sociais como espaços de aprendizagens e priorizando a atuação da
criança como desveladora de seus próprios saberes.
Description
Keywords
Conhecimento concreto Criança Ambientes de aprendizagem Apredizagem significativa Escola Inovação pedagógica Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais