Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.8 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º
Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira no ano letivo de
2011/ 2012 e tem como principal objetivo relatar, de forma clara e sucinta, o trabalho
desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, bem como analisar e compreender de que
forma os materiais manipuláveis poderão contribuir para a aprendizagem da
Matemática.
Cada vez mais, verifica-se um enorme esforço e preocupação, por parte dos docentes e
da comunidade escolar, em encontrar meios para incentivar os alunos a aprender. E,
devido às exigências da sociedade atual, nasce a necessidade de construir novos
contextos de aprendizagem, de acordo com as novas modalidades, para desta forma se
alcançar um ensino/ aprendizagem de qualidade. Como tal, muitos são os desafios
colocados ao professor, cujo dever consiste em encontrar resposta para as seguintes
questões: Como devemos ensinar Matemática? Quais são as melhores estratégias para
motivar o aluno? Como ensiná-lo a pensar e a ser autónomo?
Contudo, desde os primeiros anos de escolaridade, existe uma preocupação crescente em associar os conteúdos aprendidos na escola com os objetos do dia-a-dia dos alunos, para que desta forma estes sintam uma maior proximidade com os conteúdo,
associando-os a algo que lhes é familiar.
Deste modo, no ensino/ aprendizagem da Matemática é importante a utilização de
materiais manipuláveis, na procura e na construção de conceitos, uma vez que, a partir destes, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados.
Description
Keywords
Materiais manipuláveis Aprendizagem Matemática Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário . Centro de Ciências Exatas e da Engenharia