Repository logo
 
Publication

Materiais manipuláveis no processo ensino/aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindo

dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorCamacho, Mariana Sofia Fernandes Pereira
dc.date.accessioned2013-04-22T14:22:48Z
dc.date.available2013-04-22T14:22:48Z
dc.date.issued2013-04-22
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Ensino de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira no ano letivo de 2011/ 2012 e tem como principal objetivo relatar, de forma clara e sucinta, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico, bem como analisar e compreender de que forma os materiais manipuláveis poderão contribuir para a aprendizagem da Matemática. Cada vez mais, verifica-se um enorme esforço e preocupação, por parte dos docentes e da comunidade escolar, em encontrar meios para incentivar os alunos a aprender. E, devido às exigências da sociedade atual, nasce a necessidade de construir novos contextos de aprendizagem, de acordo com as novas modalidades, para desta forma se alcançar um ensino/ aprendizagem de qualidade. Como tal, muitos são os desafios colocados ao professor, cujo dever consiste em encontrar resposta para as seguintes questões: Como devemos ensinar Matemática? Quais são as melhores estratégias para motivar o aluno? Como ensiná-lo a pensar e a ser autónomo? Contudo, desde os primeiros anos de escolaridade, existe uma preocupação crescente em associar os conteúdos aprendidos na escola com os objetos do dia-a-dia dos alunos, para que desta forma estes sintam uma maior proximidade com os conteúdo, associando-os a algo que lhes é familiar. Deste modo, no ensino/ aprendizagem da Matemática é importante a utilização de materiais manipuláveis, na procura e na construção de conceitos, uma vez que, a partir destes, o aluno cria uma maior ligação entre o concreto e o abstrato, compreendendo mais facilmente os conteúdos matemáticos trabalhados.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/373
dc.language.isoporpor
dc.subjectMateriais manipuláveispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Exatas e da Engenharia
dc.titleMateriais manipuláveis no processo ensino/aprendizagem da matemática: aprender explorando e construindopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Exatas e Engenhariapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMarianaCamacho.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: