Repository logo
 
Publication

A formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo intercultural

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Básicapt_PT
dc.contributor.advisorKotecki, Ana Maria França Freitas Kot
dc.contributor.advisorCavalcanti, Rilva José Pereira Uchoa
dc.contributor.authorBarros, Thereza Roberta Andrade de
dc.date.accessioned2020-02-18T15:25:33Z
dc.date.available2020-02-18T15:25:33Z
dc.date.issued2019-02-18
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo estudar a formação da identidade do professor de acupuntura em escolas existentes na cidade do Recife e Região Metropolitana, refletindo acerca dos desafios e decisões que possibilitaram a construção de uma carreira docente. Ao tempo em que desbravou alguns caminhos, discutiu a importância dos elementos culturais e filosóficos e seu impacto na formação docente, acentuando uma condição necessária: os diálogos entre as culturas, sem hierarquização, mas com respeito e reverência a um conhecimento milenar. Com uma abordagem qualitativa, foi aplicado o método de estudo de casos múltiplos, que contou com a contribuição de professores que participaram de entrevistas semiestruturadas e posteriormente de grupo focal. Também foi realizada análise documental para fechar a triangulação da recolha de dados. Para análise de conteúdos, foram elaboradas categorias advindas dos discursos dos entrevistados, focadas nas temáticas formação de professor, supervisão pedagógica e diálogos interculturais. Sem intenções de julgamentos ou comparações, a dissertação põe em debate uma formação que percorre o caminho da paixão e autonomia, o que permitiu pontuar outras contribuições para formação inicial e continuada do professor de acupuntura.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this research was to study the identity of the teacher of acupuncture in existing schools in the city of Recife and Metropolitan Region, reflecting on the challenges and decisions that made possible the construction of a teaching career. At the same time, it pioneered some paths, it discussed the importance of cultural and philosophical elements and their impact on teacher education, emphasizing a necessary condition for dialogues between cultures, without hierarchy but with respect and reverence for an ancient knowledge. With a qualitative approach, the multiple case study method was applied, with the contribution of teachers who participated in semi-structured interviews and later a focus group, as well as a documentary analysis closing the triangulation of the data collection. For content analysis, categories were elaborated from the discourses of the interviewees, focused on the theme of teacher training, pedagogical supervision and intercultural dialogues. Without intentions of judgments or comparisons, the dissertation brings to the fore a training that goes through the path of passion and autonomy, which allowed me to score other contributions for initial and continued training of the acupuncture teacher.pt_PT
dc.identifier.tid202444481pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2747
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectAcupunturapt_PT
dc.subjectCulturapt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectTeacher trainingpt_PT
dc.subjectAcupuncturept_PT
dc.subjectCulturept_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleA formação da identidade do professor de acupuntura: um diálogo interculturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoTHEREZA ROBERTA.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: