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Jogos e gamificação no processo de ensino-aprendizagem da matemática no 3º ciclo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Paula Cristina Reis
dc.contributor.authorAbreu, Dina Marta Cró
dc.date.accessioned2022-03-14T14:05:40Z
dc.date.available2022-03-14T14:05:40Z
dc.date.issued2022-01-05
dc.description.abstractA investigação aqui apresentada surgiu do desejo de explorar práticas pedagógicas que se diferenciem do método tradicional e permitam um maior envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, particularmente o uso de elementos do jogo (Gamificação) e de jogos. O presente relatório pretendeu compreender se a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Gamificação influenciam o processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação envolveu dois questionários online, várias atividades de aprendizagem e observação direta, que permitiram compreender quais as alterações a nível motivacional e comportamental por parte dos alunos em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos quando são utilizados jogos ou elementos dos jogos no processo de Ensino Aprendizagem. Participaram nesta investigação 21 alunos, 12 do sexo masculino e nove do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos. Os resultados indicam que as metodologias utilizadas possibilitaram um maior envolvimento e motivação dos alunos nas atividades implementadas. A exploração de diferentes atividades de aprendizagem permitiu identificar que existe uma especial preferência pelos jogos que recorrem a plataformas digitais, ao invés dos jogos mais tradicionais.pt_PT
dc.description.abstractThe research presented here arose from the desire to explore pedagogical practices that differ from the traditional method and allow for greater student involvement in the learning process, particularly in the use of game elements (Gamification) and games. The present report aimed to understand whether Game-Based Learning and Gamification influence the Teaching Learning process of Mathematics in the 3rd Cycle of Basic Education. The research involved two online questionnaires, several learning activities, and direct observation, which allowed us to understand what changes students’ motivational and behavioral changes are regarding the learning of mathematical content when games or game elements are used in the Teaching Learning process. Twenty-one students participated in this investigation, twelve males and nine females, with ages ranging from 13 and 17 years old. The results indicate that the methodologies used enabled a greater involvement and motivation of the students in the implemented activities. The exploration of the different learning activities allowed us to identify that there is a special preference for games that use digital platforms, instead of more traditional games.pt_PT
dc.identifier.tid202960978pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4139
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectGame-based learningpt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.subjectLearning mathematicspt_PT
dc.subjectEnsino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleJogos e gamificação no processo de ensino-aprendizagem da matemática no 3º ciclopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt_PT

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REM - Final - Dina Marta Cró Abreu nº 2018098.pdf
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