Repository logo
 
Publication

Depois do leviatã. Modelos de estado, currículo e inovação

dc.contributor.authorFerreira, Luís Timóteo Barros
dc.date.accessioned2022-11-09T11:39:32Z
dc.date.available2022-11-09T11:39:32Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNeste texto pretendo discutir, com brevidade, as relações complexas entre a concretização histórica de modelos de Estado, da instituição escolar e os discursos curriculares que valorizam a mudança e a inovação. A constituição de sistemas educativos complexos é indissociável do processo de formação e de racionalização dos estados-nação. No entanto, a despeito da quase universalidade e grande estabilidade de um paradigma escolar ocidental, os Estados estabelecem diferentes modelos de relacionamento com a educação e formação, desde o financiamento ao controle sobre o currículo. O Tratado da União Europeia colocou o princípio da subsidiariedade no centro do projecto europeu, resultando implicações complexas para o papel do Estado que emerge da construção europeia e que transportam para dentro dos países a relação que a União estabelece com aqueles. O problema (educacional, curricular e pedagógico) que importa perspectivar pode ser assim formulado: Como promover e apoiar a inovação sem que a regulação do Estado impeça a liberdade indispensável àquela mesma inovação?pt_PT
dc.description.abstractIn this paper I will try to stress, synthetically, the complex relationships between the historic formations of state models and schooling and the curricular discourses about change and innovation. The construction of complex educational systems is indissociable of the formation process and rationalization of nation states across Westerns societies. However, despite the universality and great stability of this schooling paradigm, national states establish different relationship models with public education in a broad sense, from funding to control over the curriculum. The European Union Treaty placed the subsidiarity principle at the heart of the European political project, resulting complex implications for the role of the state model that emerges from European construction and also implications for the relationship between national states and civil society. The problem that I would like to stress could be formulated as such: How could be possible promote and support innovation without a level of state regulation which prevents the essential freedom that is fundamental to this same innovation?pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/4751
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação – CIE-UMapt_PT
dc.relation2014 - Strategic Project
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCurrículo escolarpt_PT
dc.subjectEstado mínimopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleDepois do leviatã. Modelos de estado, currículo e inovaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitle2014 - Strategic Project
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/PEst-OE%2FCED%2FUI4083%2F2014/PT
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage134pt_PT
oaire.citation.startPage122pt_PT
oaire.citation.titleEstado mínimo - Escola mínimapt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameBarros Ferreira
person.givenNameLuís Timóteo
person.identifier.ciencia-idDF12-AB0E-3C8B
person.identifier.orcid0000-0001-6834-9549
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdb13754e-635e-49a7-8228-0deec4d88fe8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydb13754e-635e-49a7-8228-0deec4d88fe8
relation.isProjectOfPublication8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery8fcb7ba4-785b-4070-9df8-b7d0ef3c3015

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DEPOIS DO LEVIATÃ.pdf
Size:
1.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: